Sem categoria

Internauta do Alemão lança portal de notícias das favelas do Rio

Nesta sexta-feira (6), cinco meses depois de se tornar uma das principais fontes comunitárias da ocupação da polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, o estudante Renê Silva Santos, 17, lança um portal de notícias sobre as favelas cariocas.

O novo site, batizado de "Voz das Comunidades", é uma expansão do perfil do Twitter @VozDaComunidade. Em novembro, antes da operação que expulsou traficantes da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, Renê era seguido por 180 usuários, uma audiência que se multiplicou à medida que o perfil descrevia detalhes exclusivos sobre a retomada do morro pelo governo.

Hoje, mais de 50 mil pessoas acompanham o cotidiano no Alemão através dos relatos de Renê, e muitos apoiam suas investidas sociais. Na páscoa, por exemplo, o estudante conseguiu arrecadar, pelo Twitter, recursos suficientes para doar 950 ovos de chocolate e 400 caixas de bombom para as crianças do Alemão.

Com o "Voz da Comunidade", Renê planeja oferecer a outras favelas do Rio de Janeiro o megafone virtual que conseguiu construir para o seu bairro. "A ideia, a princípio, é contar com cerca de 20 voluntários que vão passar informações e fazer matérias do que acontece nas comunidades", explicou. Ele espera conseguir patrocínio nos próximos meses para remunerar seus correspondentes.

Por causa da demanda, o grupo de voluntários está sendo selecionado, por meio de um concurso de redação on-line. Até agora, oito colaboradores –adolescentes e adultos– das comunidades da Vila Cruzeiro, Maré, Rocinha e Cidade de Deus já estão confirmados. O lançamento do portal aconteceu nesta sexta-feira em um colégio dentro do Complexo.

"Pessoas de outras cidades também já se ofereceram para contribuir, mas, por enquanto, queremos nos concentrar só no Rio", explicou Renê.

Com Folha.com