PCdoB-ES debate Política de Quadros para a Juventude

Encaminhado pelo Comitê Estadual em sua última reunião, o Encontro Estadual de Secretários Municipais de Juventude do PCdoB-ES ocorreu no último  sábado (7), no Sindicato dos Professores (Sinpro), em Vitória-ES.

Reunião CPE juventude

O encontro também objetivou reunir os secretários Políticos Municipais e dirigentes partidários, com perfil para cumprir a tarefa na composição do próximo Comitê Municipal, a ser eleito nas conferencias que ocorrerão neste ano. Esta opção foi dada aos Comitês que não possuem secretários de Juventude ou nos casos em que este encontra-se ausente do cotidiano partidário. O encontro também contou com jovens comunistas que atuam na UJS capixaba.

Com a presença de Júlio Vellozo, Secretário Nacional de Juventude do PCdoB, o Encontro foi oportunidade ímpar para debater o papel estratégico do trabalho de juventude no sentido do fortalecimento do Partido. Segundo ele, a política de quadros para a juventude, uma das ações inovadoras da Secretaria, tem como uma das metas debater com cada quadro jovem um plano de futuro para sua militância, de modo que ele permaneça durante toda sua vida no Partido. Ainda, destacou a importância de corrigir alguns desvios da militância juvenil, tais como o desenraízamento, pouco hábito de leitura, aversão ao debate teórico abstrato, dentre outros. 

Também chamou atenção de que as direções partidárias devem enxergar o trabalho de juventude não como um "problema a ser resolvido" e sim com uma oportunidade, argumentando que o PCdoB "achou" o jeito de trabalhar com a juventude e explora pouco o grande potencial desta frente, no sentido de contribuir tanto para a estruturação, quanto para o projeto eleitoral do Partido.

Júlio Vellozo também solicitou o empenho das direções partidárias capixabas na boa mobilização para o Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas do PCdoB, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro deste ano. A previsão é de reunir cerca de 250 estudantes, visando unificar nossa atuação nestes espaços. Outro Encontro desta natureza deverá ocorrer em abril de 2012, com objetivo de reunir estudantes, professores e demais servidores comunistas de Universidades Federais e Estaduais.

Também foi apresentado o Projeto Político do PCdoB-ES pelo Secretário Político, Ronaldo Barbosa, e pelo Secretário de Organização, Anderson Falcão. O informe da Secretaria Estadual de Juventude foi apresentado pelo secretário estadual Marcelo Brandão, no qual foram destacados pontos importantes a serem considerados no trabalho de juventude nesta frente. O Secretário se colocou à disposição das direções municipais, inclusive das que não se fizeram presentes, com vistas à reprodução do debate, dada a imprescindibilidade da discussão sobre a nova visão do Partido sobre o caminho para a revolução brasileira e suas implicações na política de juventude.

De Vitória-ES,
Marcelo Brandão