Chico Lopes participa da mobilização nacional em prol da educação

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) apóia e integra a mobilização nacional em prol da educação, que acontece esta quarta-feira, 11 de maio.

Professor e militante histórico em prol de melhorias para o setor educacional, Chico Lopes destaca o momento positivo vivido pela categoria, com a confirmação, pelo Supremo Tribunal Federal, da plena validade da lei do piso salarial nacional do magistério. Inclusive da emenda de autoria do deputado que garantiu aos professores o direito a até um terço da carga horária de trabalho para atividades extra-sala.

“Mas o momento é também de muitos desafios, daí a importância da mobilização”, afirma Chico Lopes, ressaltando a necessidade de fazer valer o piso salarial. “Agora que o STF confirmou, nenhum gestor público tem mais argumentos para não pagar o piso aos professores do seu estado ou município. Até porque o Governo Federal tem recursos para ajudar aqueles que tiverem dificuldades para o pagamento”, lembra Chico Lopes.

O deputado, que fará pronunciamento sobre a mobilização desta quarta-feira, também destaca a luta em prol de mudanças no novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Chico Lopes é membro da Comissão Especial do PNE e aprovou requerimento para a realização de seminários em sete municípios cearenses, a fim de aproximar dos professores de todas as regiões do Estado o debate sobre as diretrizes da educação para o decênio 2011-2020. O mandato é um dos articuladores da campanha “PNE pra Valer” no Ceará, que congrega professores, entidades educacionais e parlamentares, na busca de maior intervenção nas definições sobre o novo PNE.

“Os professores estão de parabéns pela mobilização neste dia 11. Esse é o caminho: chamar atenção da sociedade para a importância da educação e a necessidade de termos uma política educacional de qualidade, para enfrentarmos os grandes desafios do desenvolvimento do Brasil”, complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE