GHC participa de pesquisa sobre tratamento pioneiro contra a AIDS

A equipe de 26 profissionais do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição comemorou a divulgação, nesta quinta-feira, 12 de maio de 2011, nos Estados Unidos, dos resultados de estudo clínico pioneiro sobre HIV, do qual participou. A pesquisa concluiu que, quando uma pessoa HIV positiva adere a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro não-infectado pode ser reduzido em até 96%.

No Grupo Hospitalar Conceição (GHC) participaram 90 casais sorodiscordantes, isto é, aqueles que apenas um deles é infectado pela doença. Mais de 1.700 casais foram recrutados pela rede “HIV PreventionTrials Network” em outros pontos da América Latina e também na África, na Ásia e nos Estados Unidos.

Todos os participantes da pesquisa não precisavam de tratamento imediato e receberam acompanhamentos preventivos como orientação para o uso de preservativos. Eles foram divididos então em dois grupos: metade recebeu uma combinação de drogas antirretrovirais (coquetel) e a outra parte não. A única diferença entre eles foi apenas o uso do medicamento.

O estudo iniciado em 2005 foi interrompido antes do prazo porque os resultados foram claros. Houve 28 transmissões do vírus entre os participantes da pesquisa no mundo, sendo que 27 eram do grupo que não recebia medicação. A pesquisa indicou que os antirretrovirais ajudaram a prevenir em 96% dos casos. A partir de agora, todos os casais pesquisados passarão a receber o medicamento.

Em Genebra, na Suíça, a direção da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que considera o estudo como um avanço crucial contra a doença e orientará as novas diretrizes que serão lançadas em todo o mundo em julho. O diretor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) se pronunciou dizendo que a descoberta trará uma nova forma de se pensar a prevenção.

Estima-se atualmente que apenas a metade das 33 milhões de pessoas vivendo com HIV sabe que tem o vírus.

Qualificação dos estudos no Conceição

Para o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, Breno Riegel Santos, a equipe está orgulhosa de participar do estudo, mas não se surpreende com o resultado. Estudos anteriores realizados pelo próprio hospital já apontavam para esse caminho.

– Um dos nossos estudos foi usado para embasar uma decisão na Suíça, envolvendo casais sorodiscordantes. Já estávamos estudando esta temática há anos e, quando surgiu a pesquisa, sentimos que estávamos capacitados para colaborar – comemora o médico.

No ano passado, o setor anunciou resultados do projeto TRIPAI, que apontou que a falta de exames pré-natais para os homens, em especial para identificar o HIV, colocavam em risco mães e bebês.
Entre os 1,6 mil casais avaliados pela equipe, em oito casos, os homens estavam infectados pelo HIV e não sabiam. Quando a mulher adquire a doença ao longo da gravidez, a chance da criança nascer soropositiva é 33% maior do que naquelas mães que já identificam a doença antes da gravidez.

Fonte: GHC