Governador lança campanha Rio sem Homofobia nesta segunda

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lançará nesta segunda-feira (16/5) a campanha publicitária do Programa Rio sem Homofobia, às 10h. A cerimônia também marcará a assinatura do decreto de reconhecimento e regulamentação do uso do nome social por travestis e transexuais na administração pública do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, também será apresentado o caderno de ações e metas 2011-2014 do Programa Rio sem Homofobia.

A campanha conterá peças comunicacionais como spots para rádio e filmes para TV, cartazes, outdoors, busdoors, mobiliário urbano, folhetos. Um website e produtos específicos para a web e itens promocionais tais como camisetas, barracas de praia e blocos são algumas das sugestões que integram o plano de mídia desenvolvido.

A campanha vai reforçar a mensagem contra a homofobia mostrando lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais como cidadãos comuns. Além disso, pretende destacar a atuação do Rio sem Homofobia, um programa que combate a discriminação e o preconceito contra LGBT, promovendo a cidadania da população, através de disseminação da informação sobre direitos.

Ainda dentro do programa Rio sem Homofobia, no dia 10 de junho haverá uma cerimônia coletiva para oficializar o relacionamento de 50 casais. O evento contará com o apoio da Defensoria Pública, que concederá isenção do pagamento do registro a quem apresentar atestado de pobreza, e do 6º Cartório de Ofícios e Notas, que fará os registros legais.

Cada casal terá direito a levar cinco familiares para comemorar a união, que será celebrada com coquetel. Segundo o superintendente de Direitos Individuais e Difusos, Cláudio Nascimento, a ideia é estimular os casais a oficializar seus relacionamentos, garantindo os direitos constitucionais a ambas as partes, e divulgar os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.