Carlin Moura procupado com o patrimônio histórico de Contagem

O deputado Carlin Moura requereu junto a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, que a mesma faça uma visita à obra de revitalização do Casarão colonial do século XIX, localizado no Parque Gentil Diniz, em Contagem. As obras terão início no próximo dia 21 de maio, e de acordo com o deputado é necessário que sejam acompanhas para que o Casarão não perca suas características.

Carlin Moura

No dia 17 de setembro de 2009, a Comissão de Cultura, a pedido do deputado Carlin Moura visitou o Casarão e constatou a necessidade urgente de reforma do imóvel, que é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Carlin Moura tem se mostrado preocupado com o estado precário do casarão e também com o próprio parque, que tem uma área de 30 mil m² e recebe estudantes e a comunidade para programas culturais e de educação ambiental.

Como constatou o deputado na visita em 2009, o casarão, que abriga a sede do Parque, apresenta grandes rachaduras, provocadas em parte pela ação do tempo, em parte pela troca das telhas, que forçam a estrutura de pau a pique. As colunas de madeira infestadas de cupins e a fiação elétrica exposta são outros problemas que colocam o casarão em risco.

Como falou na época da visita a Diretora de Memórias e Patrimônio Cultural da Cidade, Alexandra Ponsá, o Casarão precisa também de uma restauração que resgate os valores históricos e culturais que possui.

O Parque
O parque foi inaugurado em 5 de junho de 1991 e possui uma área de 24 mil m². Ele foi criado em uma antiga chácara nas proximidades do centro histórico de Contagem. Dentro do parque está o Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, espaço onde se reúne mensalmente o Conselho de Meio Ambiente de Contagem e que também é utilizado para realização das atividades de conscientização da comunidade e visitantes.

O parque apresenta exemplares do cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas, como as jabuticabeiras, símbolo da cidade. Também são encontradas várias espécies de animais e nascentes do Córrego das Acácias, que contribui para a represa de Vargem das Flores. Devido à sua riqueza histórica, cultural e ambiental, o parque é bastante procurado por estudantes como objeto de pesquisa acadêmica, recebendo em média mil alunos por mês.

O Parque Municipal Gentil Diniz abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na última sexta-feira do mês acontece o projeto Café com Viola, que associa música e gastronomia, tendo como foco o resgate da cultura e das tradições mineiras.

Da Redação,
Sheila Cristina