Sem categoria

Manuel Zelaya anuncia volta a Honduras na próxima semana

O presidente Manuel Zelaya confirmou sua volta a Honduras para a próxima semana, depois de quase dois anos de exílio na República Dominicana, após ser deposto em um golpe de Estado em junho de 2009. O presidente legítimo declarou sua volta durante o discurso feito na 17ª edição do Foro de São Paulo, em Manágua, Nicarágua.

“Queremos voltar a Honduras, temos tentando várias vezes e agora essa oportunidade se abre para nós e é possível que possamos regressar nos próximos dias para restabelecer as liberdades e processos políticos em meu país”, declarou Zelaya.

De acordo com seu assessor, Rasel Tomé, sua chegada está prevista para a próxima semana, entre os dias 7 e 9 de maio, pelo Aeroporto Internacional de Toncontín. Para esses dias, a Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), da qual Zelaya é o coordenador geral, está convocando o povo hondurenho para dar uma saudação de boas vindas coletivas ao país.

A Frente Nacional segue pressionando o governo para garantir a segurança do presidente deposto e para investigar a fundo a denúncia de um novo complô para assassiná-lo. Zelaya vive, há mais de um ano, na República Dominicana, quando os militares o seqüestraram e enviaram à Costa Rica, em junho de 2009.

Sua volta está prevista para poucos dias antes de começar a 41ª Assembleia da Organização dos Estados Americanos (OEA), que ocorrerá em El Salvador, no próximo dia 5 de junho. Honduras foi expulsa da OEA há dois anos como resposta ao golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder. Esta semana o país está organizando um cenário de segurança para a volta de Zelaya ao país.

Fonte: Prensa Latina