PCdoB-AM instala Fórum dos Movimentos Sociais

Com objetivo de fortalecer a atuação de sua militância junto às massas, o PCdoB-AM instalou no último sábado (14) o Fórum dos Movimentos Sociais do partido. A plenária reuniu mais de 80 militantes, no Centro de Artes da UFAM, e contou com a participação da secretária Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Lúcia Stumpf.

Ao longo de sua exposição, Lúcia disse que a atuação nos movimentos tem relevância histórica para os comunistas. Segundo ela, as ditaduras que colocaram o partido da foice e do martelo na ilegalidade durante várias décadas não impediu a existência da agremiação partidária, que resistiu justamente se organizando nos movimentos estudantil, sindical, operário, etc.

A necessidade de fortalecer essa atuação para alcançar novas conquistas foi destacada. Se antes o objetivo era derrotar as ditaduras, hoje, de acordo com Lúcia, a estratégia é mobilizar a população para viabilizar a construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que busca fortalecer a nação e destinar suas riquezas às classes populares.

O público – formado por filiados e militantes de comitês municipais, dos distritais das variadas zonas de Manaus, dos movimentos comunitário, de mulheres, de negros, dos coletivos indígena e de cultura – ressaltou a necessidade dos movimentos atuarem na luta de ideias, na frente institucional, além de realizar as tradicionais mobilizações. A necessidade de estrutura material para intensificar os trabalhos também foi bastante mencionada.

De acordo com o secretário estadual de movimentos sociais do partido, Nonato Pereira, a pasta que hoje está sob sua responsabilidade possui algumas peculiaridades. “Esse trabalho é importante para buscar colocar o trabalho das outras frentes de atuação no mesmo patamar do trabalho na frente de juventude, dos trabalhadores e das mulheres, que já têm secretarias próprias dentro do partido. E isso ocorre à medida que nossa atuação vai se consolidando e tornando-se mais complexa em determinados segmentos”, argumentou.

De Manaus,
Anderson Bahia