Sem categoria

Rússia denuncia violações da Otan na Líbia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se afastou por completo do cumprimento da resolução do Conselho de Segurança com seus bombardeios contra a Líbia, denunciou nesta terça-feira (24) o representante russo perante esse bloco, Dmitri Rogozin.

Rogozin declarou à televisão russa que a Otan executa um concerto com sua própria partitura, em vez de cumprir o que ficou estipulado pela resolução 1973 do citado órgão da ONU.

Em vez de bloquear a chegada de armamentos a uma zona de conflito, aparecem informações de que a aliança atlântica os fornece à oposição armada líbia, sublinhou.

Igualmente, longe de proteger os civis como está estipulado na mencionada resolução, a aliança atlântica realiza bombardeios contra objetivos civis em zonas residenciais, afirmou o especialista russo.

Por outro lado, o chefe do Estado Maior do Reino Unido chegou a anunciar como "objetivo legal" da operação da Otan derrubar o líder líbio Muamar Kadafi, recordou o diplomata.

O fim dos bombardeios contra o país do Norte da África de nenhuma forma consiste em cumprir o que foi estabelecido na referida resolução, mas em derrocar o governo de Kadafi. Precisamente, a situação criada na Líbia levou à convocação para esta quarta-feira (25) de uma reunião em nível de embaixadores do conselho Rússia-Otan, adiantou Rogozin.

Na véspera, a aviação da Otan causou ao menos 13 mortos e dezenas de feridos, depois de um novo bombardeio contra zonas residenciais de Trípoli e portos líbios.

Fonte: Prensa Latina