Sem categoria

Jankiel-Chiquinho: Caxias do sul tem Semana Municipal de Hip Hop

Agora é lei!!! Lei tem que ser cumprida!!!!

Semana Municipal do Hip Hop Caxias do Sul

Tudo é mais difícil para quem vem do gueto!!! Isso nós já sabemos,
desde muito cedo. Também sabemos que unidos, podemos fazer a diferença.
Posso arriscar em falar que unidos, somos imbatíveis.
 
A prova concreta de tudo isso foi a conquista da Semana Municipal do Hip Hop para a cidade de
Caxias do Sul, aprovada no último dia 12 de abril, projeto este de autoria da vereadora Denise Pessôa, e que agora está incluso no calendário municipal, a ser realizada sempre na última semana no mês de agosto.

Uma semana antes de ser aprovado, o projeto recebeu vistas dos vereadores e foi postergado por um único motivo. A maioria dos parlamentares desconhecia a cultura hip hop. Alguns ironizaram o decreto de Lei, dizendo:
“amanhã depois a casa vai comemorar a semana do chorinho, do tango, do
bolero…” Inúmeros parlamentares nem sequer sabiam que o hip hop transcede
à musicalidade. Desconheciam que o movimento hip hop é social, cultural, político…

Durante alguns minutos cheguei a pensar que a culpa de tudo isso era nossa, os ativistas do movimento. Quem faz o hip hop na cidade. (!!??) Será que não conseguimos difundir o movimento?? Será que a cultura fica apenas no gueto? Será que o hip hop ainda não se espalhou para o resto da cidade? E a ponte entre o morro e o asfalto? Mas não.

Não podemos nos autoculparmos. Muitas pessoas não querem ouvir, saber e muito menos
entender as culturas oriundas da periferia, o que para muitos não têm importância e relevância alguma. No dia seguinte, após o projeto ganhar vistas, tínhamos então 15 dias para nos mobilizarmos, pois o projeto entraria novamente em votação. Logo realizamos um plano estratégico para um melhor esclarecimento sobre o hip hop para os “nobres parlamentares”.

Uma campanha dentro do movimento hip hop se espalhou pela cidade. Contatos com os jornais, rádio e tv. Não demorou muito para a mídia (maioria) da cidade se posicionar favorável à semana municipal do hip hop.
Direto de Porto Alegre para a serra gaúcha, a pedido dos ativistas, Mano Oxi, o atual presidente nacional da Nação Hip Hop Brasil,  veio exclusivamente para uma reunião com os vereadores da cidade e representantes do hip hop caxiense. Chegando para somar, Oxi comentou
sobre as conquistas que a capital do estado do RS obteve com a semana municipal e estadual aprovada.

Sua presença repercutiu positivamente, aliás, mano Oxi é referência do hip hop no estado e no país. Foi criado um Dossiê explicativo com informações sobre os trabalhos realizados durante anos e anos de atividades na cidade, pesquisas e entrevistas com os pais dos filhos que
participam de oficinas e palestras.

O documento foi elogiado por muitos parlamentares. Diversas ligações para disseminar as ideias entre os militantes, professores, formadores de opinião, membros da igualdade racial, união das associações de bairros, recebemos cartas de apoio à semana municipal direto
da Assembleia legislativa de alguns deputados do Estado. Enfim, estávamos blindados.

No dia da votação, confesso que o frio na barriga ainda existia, mas tínhamos a total certeza de que nosso trabalho estava pela ordem, nosso plano estava concluído. Agora, estava nas mãos deles. Militantes com adesivo no peito. Guerreiros e guerreiras na ansiedade, expectativa, mas todos com muita esperança.

Discussão à parte, voto de um, discurso de outro, divergência de um lado, apoio de outro. VOTAÇÃO UNÂNIME: CAXIAS DO SUL, AGORA TAMBÉM TEM A SEMANA MUNICIPAL DO HIP HOP. O primeiro passo foi dado.

Agora, manos e minas de todas as querências, a responsabilidade aumentará. Novos desafios virão. Como é bom termos desafios, não é verdade? Estamos mais maduros e preparados. Parabéns pra todos nós!
Agradecemos o apoio recebido. Agradecemos a coragem da vereadora Denise
Pessôa em colocar na mesa o assunto de grande importância para as periferias. Foi sem dúvida nenhuma, até o momento, a maior conquista do movimento hip hop em Caxias do Sul.

Por: Jankiel-Chiquinho – integrante do grupo Poetas Divilas
http://poetasdivilas.blogspot/