Sem categoria

Manifestação de servidores em SP exige aumento salarial

A manhã desta quarta-feira (25) em São Paulo foi marcada por uma intensa manifestação em frente à sede da Prefeitura de São Paulo.

manifestação de trabalhadores

Organizada por funcionários públicos insatisfeitos com suas condições de trabalho, os manifestantes esperam conseguir um reajuste salarial acima de 0,01% – valor aprovado em um projeto de lei, no último mês de março.

De acordo com o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo), “a justificativa do prefeito Gilberto Kassab é injustificável”. “Ele diz que falta dinheiro, no entanto, a prefeitura tem uma previsão de arrecadação orçamentária para 2011 no valor de R$35 bilhões e vai usar apenas 31% para despesas com funcionários”.

De acordo com um dos diretores do Sindsep, Carlos Lima, os servidores públicos estão há 18 anos sem reajuste salarial. Segundo ele, desde o governo de Paulo Maluf. “Hoje estamos reivindicando as perdas salariais que tivemos nos últimos 18 anos. Tem servidor público que, com 20 anos de carreira, ainda está ganhando R$640”, explica.

Segundo informações, uma das comissões de trabalhadores já foi atendida pela prefeitura. O Sindsep reúne trabalhadores de diferentes categorias como educação, saúde, funerárias, entre outras.

A manifestação, que começou por volta das 8h30, reuniu até agora cerca de oito mil trabalhadores em três ruas do Centro – Libero Badaró, Praça São Bento e no Viaduto do Chá. Com as ruas interditadas, os funcionários públicos estão se manifestando em frente ao gabinete do prefeito. “O salário dos servidores públicos da cidade são os menores do estado”, garante Lima.

Da redação