Sem categoria

Grupos de extermínio precisam ter fim no Brasil, diz ministra

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, pediu nesta quarta-feira (25) apoio dos governos estaduais no combate aos grupos de extermínio.

“Nós precisamos que as polícias dos estados também ajam”, disse ao comentar o assassinato do casal de seringueiros João Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, mortos na terça (24) no Pará. Eles denunciavam a extração ilegal de madeira no sudeste do estado, onde viviam, e sofriam constantes ameaças.

“Esses grupos de extermínio precisam ter fim no Brasil, seja no Pará, na Baixada Santista, entre Pernambuco e a Paraíba ou em Goiás. Nós estamos fazendo esse enfrentamento”, disse a ministra logo após participar do encerramento da Caravana Siga Bem Caminhoneiro.

Maria do Rosário ressaltou ainda que o governo vai trabalhar para garantir a punição dos executores do crime contra os seringueiros. “De nossa parte, todas as informações que possam vir para o nosso conhecimento sobre esse crime serão bem-vindas para que não fique impune”.

Campanha contra a homofobia

Apesar de ter suspendido a campanha contra homofobia nas escolas, a ministra afirmou que o governo continua empenhado em combater a violência e a discriminação. “Nós estamos acompanhando tudo isso com muita atenção e respeito. Assegurando à população que todas as formas de violência, sempre, serão combatidas pelo governo federal”, disse ao falar sobre a suspensão do programa.

O anúncio foi feito após reunião do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, com parlamentares da bancada religiosa que se opunham à veiculação do material.

Maria do Rosário disse que a campanha ainda estava sob avaliação do Ministério da Educação. “As questões relacionadas ao combate à homofobia nas escolas ainda estão em análise pelo próprio Ministério da Educação”.

Fonte: Agência Brasil