Brasil é o 1º entre as economias emergentes no varejo global
O Brasil saltou do quinto para o primeiro lugar entre as economias emergentes em expansão no varejo global, afirmou nesta segunda-feira (6) um estudo divulgado pela consultoria A.T. Kearney. O Índice de Desenvolvimento de Varejo Global (GRDI, em inglês) mostrou que o país passou da quinta posição em 2010 para a primeira neste ano.
Publicado 06/06/2011 10:53
De acordo com o sócio da A.T. Kearney, Michael Moriarty, "o Brasil é um atraente mercado-alvo para expansão, dado o crescimento anual previsto de 5% pelos próximos cinco anos para o seu PIB; de sua grande população com concentração urbana e de suas crescentes vendas no varejo", afirmou em nota.
O sócio da A.T. Kearney no Brasil e coordenador do estudo na América Latina, Markus Stricker, afirmou que "o bom momento pelo qual o país passa, com estabilidade econômica e política, aliadas ao crescimento da classe C, certamente refletiu no resultado da atual edição do GRDI".
De acordo com o índice, os países da América Latina conseguiram sair bem da recessão imposta pela crise de 2009, registrando crescimento médio de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. Uruguai, Chile e Peru também figuram entre os dez primeiros da lista. Outras regiões que conquistaram boas posições no GRDI de 2011 foram o Oriente Médio e o Norte da África.
Fonte: Terra