Encontro do PCdoB no Sul de Minas dá largada para Conferência

Dando a largada para a Conferência Estadual do PCdoB, aconteceu nesse domingo (5) o Encontro Macro-regional do Sul de Minas. Foi o maior já realizado até então, com 42 pessoas, representando as seguintes cidades: Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Boa Esperança, Lavras, Três Pontas, Campo do Meio, Três Corações, Passos, Santa Rita do Sapucaí e Nepomuceno.

Encotnro SUL MINAS

Os temas debatidos no Encontro foram o Programa Socialista, a Conjuntura Política Nacional e Estadual e o Projeto Eleitoral do PCdoB em Minas e na Região. Participaram os vereadores comunistas Júlio de Melo, de Lavras, e Camilo, de Campo do Meio, além de cinco candidatos a Deputado Estadual em 2010, Vanderlei Toledo, Linda Seleri, Robson, Paulo Basso e Donizeti Andrade. Foi um Encontro marcado pelas lideranças, umas já forjadas e outras em formação, mostrando o grande potencial de crescimento partidário no Sul de Minas. “No sul, trabalha-se muito para formar novas lideranças”, diz Murilo Ferreira, responsável pelo acompanhamento partidário na região.

Observou-se também que um alto nível de debate em relação aos temas sugeridos, o que garantiu o seu maior êxito, que foi a qualidade. “Assim, o PCdoB no Sul de Minas vem tecendo a sua história ao longo, não de anos, mas de décadas, o que lhe confere maior experiência e capacidade nas lutas, uma certa autonomia na definição de táticas políticas, pois ninguém melhor que os próprios sul mineiros para conhecerem a realidade regional e, e organicidade regional, mostrando que a realidade de cada partido em cada cidade não está desconectado do conjunto dos partidos e da realidade regional”, analisa Murilo. Uma das propostas apontadas no Encontro foi a criação de uma comissão partidária para tratar dos problemas regionais.

Iniciou-se, no Encontro, a discussão a respeito do Projeto Eleitoral 2012. Ficou claro que o Partido na região já está se mobilizando para tal pleito. “Está sendo discutido a formação de chapas de vereadores, mas muita coisa vai depender da reforma política, o que pode definir um tipo de tática ou outra”, comentou Fernando Máximo, Secretário de Assuntos Institucionais do PCdoB Minas. Fernando, que acompanhou o Encontro, cobrou maior definição das direções locais, pois a partir disso defini-se a política de alianças.

Kerison Lopes, Secretário de Comunicação do PCdoB Estadual, fez o fechamento do Encontro, que considerou muito produtivo e participativo. O comunista falou que todas as demandas locais deverão ser analisadas e serão tomadas providências, pois a Direção Estadual está ciente das dificuldades e limitações que sofrem o partido nas regiões, mas que há um grande esforço para compreender isso e dar um tratamento adequado aos problemas.