Sem categoria

Irã vai triplicar capacidade de enriquecer urânio

O Irã pretende triplicar sua capacidade de produção de urânio de elevado grau de pureza informou a emissora estatal IRIB nesta quarta-feira (8).

“Sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica [Aiea], vamos este ano transferir as nossas atividades de enriquecimento de urânio a 20% das instalações de Natanz para as de Fordu e multiplicar por três a nossa capacidade de produção”, afirmou o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Fereydun Abbassi Davani.

A ideia é triplicar a capacidade de produção, apesar das pressões e sanções internacionais aos iranianos. O anúncio fez pipocar novas ameaças dos países imperialistas contra o Irã. O país foi submetido a restrições internacionais por causa da forte pressão que os Estados Unidos realizam contra a República Islâmica, sob o pretexto de que o programa de energia nuclear do país encobre fins militares.

O Irã produz urânio enriquecido a 3,5% em Natanz e começou a enriquecê-lo a 20% em fevereiro de 2010. O urânio enriquecido a 20%, segundo especialistas, serve apenas para produzir combustível.

Com agências