Lucia Antony destaca conquistas do Conselho Municipal de Saúde

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) afirmou que a criação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi um marco histórico na luta pela democratização ao acesso da população à saúde pública. A declaração da parlamentar foi concedida, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a tribuna popular realizada, nesta quarta-feira (09/06), para marcar o aniversário de 20 anos do Conselho Municipal de Saúde, requerida pela própria Lucia Antony e pelo vereador Homero de Miranda Leão (PHS).

Ela ressaltou a luta do CMS em defesa de um SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade, possibilitando a inclusão da população de baixa renda na rede de atendimento médico público. “O SUS (Sistema Único de Saúde) ainda está longe de ser o sistema de saúde que o povo brasileiro precisa. Porém, enquanto modelo, o SUS é o melhor modelo de saúde do mundo, sendo importante na prevenção e garantindo acesso à saúde do povo, fortalecendo a democracia participativa no Brasil”, disse.

Em seu discurso, Lucia Antony destacou a luta dos homens e das mulheres que atuaram por vários anos como membros do CMS sem serem remunerados, mas movidos por um sentimento de cidadania de lutar por um sistema de saúde pública mais acessível às pessoas carentes. “Reconhecemos a importância de centenas de pessoas da sociedade que passaram pelo CMS e que possuem a preocupação de apontar caminhos para que Manaus e o Amazonas tenham uma saúde de qualidade que atenda aos intereses da população”, declarou a vereadora.

Participou do evento como convidado o representante do Conselho Municipal de Saúde, Élson Melo. O presidente do Conselho é o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Francisco Deodato. “A implantação do SUS e demais avanços no atendimento à saúde pública brasileira se iniciou com a luta pela reforma sanitária, com a realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde e a criação do Conselho Nacional de Saúde”, falou Melo.

De Manaus,
Anwar Assi