Sem categoria

Dilma dá posse a ministros e pede unidade na base aliada

Com a “força da maioria” e o “respeito à minoria”, o governo vai “arregaçar as mangas e trabalhar pelas ações que o Brasil demanda” para continuar crescendo nos próximos anos. Foi assim, em tom de otimismo, que a presidente Dilma Rousseff saudou, nesta segunda-feira (13), no Salão Oeste do Palácio do Planalto, os ministros Luiz Sérgio de Oliveira e Ideli Salvatti. Eles tomaram posse, respectivamente, na pastas da Pesca e Aquicultura e na Secretaria de Relações Institucionais.

Foi o primeiro ato de Dilma após mais duas mudanças no ministério — a primeira, no começo do mês, foi a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, no lugar de Antonio Palocci, que renunciou ao cargo. A presidente aproveitou a cerimônia para recompor as relações com a base aliada e

“Temos muito trabalho a fazer”, proclamou Dilma, na cerimônia, convocando todos os ministros a se empenharem nas ações de melhoria do Brasil – como o crescimento econômico, a luta pelo fim da miséria, a busca pela estabilidade econômica e o controle da inflação. “O nosso objetivo é e será fazer o país crescer muito — e crescer de maneira sustentável. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais as condições de vida da classe média, e o nosso compromisso é também com a erradicação da miséria. E é um compromisso inadiável”, agregou a presidente.

Já Ideli, a nova ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, assegurou que as portas do seu gabinete no Palácio do Planalto “estarão sempre abertas”. Ela prometeu dialogar com todos os partidos da composição do Congresso Nacional, bem como manter “um debate respeitoso e republicano” com os partidos de oposição. Nos discursos de posse, tanto Ideli quanto Luiz Sérgio aproveitaram para fazer um balanço de pouco mais de cinco meses nas respectivas pastas.

A ministra relatou as parcerias com ministérios e autarquias, além de governos municipais e estaduais, para o incremento do setor pesqueiro nacional. A Luiz Sérgio, brincando, Ideli pediu: “Cuide bem dos peixinhos”. Já o ex-titular a Relações Institucionais contou que, neste ano, foram aprovadas 21 medidas provisórias na Câmara dos Deputados e outras 18 MPs no Senado.

Ideli contou também que nos últimos oito anos, quando exerceu o cargo de senadora pelo PT-SC, o caminho percorrido foi intenso e de profundo aprendizado. Segundo ela, a experiência adquirida no período foi muito importante para que agora entrasse numa nova fase daquilo que classificou como lutar para “ajudar a fazer o Brasil justo e soberano”.

A ministra informou a disposição para ouvir e frisou que é uma pessoa de palavra. Antes de concluir o discurso com os versos da música Novo Tempo, de Ivan Lins e Vitor Martins, Ideli pediu apoio aos senadores e deputados federais, bem como assegurou que trabalhará junto com os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Já Luiz Sérgio, que iniciou carreira política e sindical em Angra dos Reis, no sul do estado do Rio, disse que sua cidade natal, além do turismo, tem viés pesqueiro. Luiz Sérgio informou que nos anos 1990, quando foi prefeito e vice-prefeito de Angra, trabalhou em projetos de valorização da pesca.

Segundo ele, as novas funções que assume dão a dimensão do enorme desafio que tem pela frente com a valorização das pescas artesanal e industrial. Ele propôs “arregaçar as mangas” e trabalhar.

Da Redação, com informações do Blog do Planalto