Sem categoria

Kadafi vaticina que Otan será derrotada na Líbia

O presidente da Líbia, Muamar el-Kadafi, vaticinou nesta sexta-feira (17) a derrota do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) na Líbia, apesar da intensidade dos bombardeios diários contra objetivos civis e militares.

"Nós estamos firmes. Deixem a Otan atacar", ironizou Kadafi em uma mensagem de áudio divulgada nesta sexta pelal televisão líbia, enquantro na tela eram exibidas imagens de milhares de pessoas realizando uma manifestação de apoio ao governo na Praça Verde, em Trípoli.

O dirigente da Revolução Líbia chamou de covardes os funcionários de seu governo e os militares que desertaram, assim como os que "levantaram armas nos quatro meses de sublevação", como disse, para derrubá-lo.

Ainda assim, reiterou sua negativa de abandonar a liderança da Líbia e exilar-se, sublinhando que está no seu pais e insiste em "permanecer aqui até a morte. Não queremos reconciliação e nem quermos falar com eles. Somos inquebrantáveis", sublinhou.

O discurso foi interpretado como uma resposta aos amotinados liderados pelo Conselho Nacional de Transição, que responderam de forma negativa à proposta de eleições sob supervisão internacional, diálogo ou qualquer variante de solução que não contemple a expulsão de Kadafi do poder.

Ao mesmo tempo, os combates continuaram nesta sexta no oeste do país, onde os amotinados contaram com o apoio aéreo da Otan, que bombardeou posições do exército em Dafniya e Zlitan, da mesma maneira que fez em plena luz do dia no sul de Trípoli.

Os dois lados da guerra civil em curso se acusaram de lançar potentes ataques em torno de Misrata, a terceira maior cidade líbia, situada a oeste da capital, assim como na zona oriental do país, que está nas mãos dos amotinados, e que teria sido alvo de mísses Grad. Os dois lados divulgaram números imprecisos de vítimas civis.

Fonte: Prensa Latina