Sem categoria

Crise do capitalismo europeu segue derrubando bolsas mundo afora

As bolsas europeias voltaram a fechar no vermelho nesta segunda-feira (20), diante das dúvidas sobre uma possível nova ajuda financeira à Grécia. Na Ásia, os pregões também encerraram em baixa e nos EUA o dia acabou com queda dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq.

Nesta madrugada, ao fim de uma reunião de sete horas ocorrida em Luxemburgo, os ministros das Finanças da zona do euro não liberaram um empréstimo de 12 bilhões de euros à Grécia, alegando que os parlamentares gregos precisam dar antes respaldo às medidas de cortes de gastos.

Oposição popular

Eles pediram que todos os partidos políticos na Grécia apoiem os principais objetivos do plano de recuperação acertado com a troika (FMI, BCE e UE). Mas cresce a revolta da classe trabalhadora e do povo aos planos de arrocho que aumentam impostos e reduzem salários, aposentadorias, empregos e direitos. Domingo foi dia de novas manifestações na nação helena.

O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, vai receber nesta semana, em Atenas, os representantes de uma missão da União Europeia (UE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) – conhecida por troika.

O jornal espanhol El País reportou que o grupo deve chegar à Grécia na quarta-feira com o objetivo de revisar o plano de austeridade do país, que deve ser aprovado pelo Parlamento grego no fim deste mês.

As notícias penalizaram mais uma vez o setor bancário. BBVA perdeu 1,4%, Unicredit recuou 2,3% e Lloyds perdeu 2,6%.

Também mereceram atenção as ações da EADS (-0,9%), diante da disputa entre sua controlada Airbus e a americana Boeing pelas encomendas da feira de aviação de Paris.

Entre os principais índices da região, o FTSE 100, de Londres, caiu 0,38%, para 5.693 pontos; em Paris, o CAC 40 recuou 0,63%, para 3.799 pontos; e em Frankfurt, o DAX perdeu 0,19%, para 7.150 pontos.

Estados Unidos

Logo nos primeiros minutos de pregão, os principais indicadores das bolsas americanas registravam perdas, com o índice Dow Jones recuando 0,24%, para 11.975,00 pontos. O S&P 500 tinha 0,27% de retração, aos 1.268,05 pontos e o índice Nasdaq caía 0,14%, para 2.189,80 pontos.

Os bancos lideram as desvalorizações neste início de sessão. Os papéis JP Morgan cediam 1,42%, acompanhados pelos do Bank of America (-1,03%), do Citigroup (-1,03%) e do Goldman Sachs (-1,07%). Na Nasdaq, destaque para as ações da Apple, que caíam

Com agências