Focus: Previsão para inflação cai pela sétima semana seguida
Os analistas consultados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus esperam que a inflação medida pelo IPCA fique em 6,18% neste ano. Foi a sétima semana consecutiva em que revisam para baixo a expectativa. No documento passado, era estimada alta de 6,19% para o indicador em 2011.
Publicado 20/06/2011 16:47
Ao mesmo tempo, os agentes financeiros ampliaram pela segunda vez sucessiva o prognóstico para o IPCA do próximo ano e esperam agora elevação de 5,18%, contra os 5,13% aguardados anteriormente.
No caso do IGP-DI, a perspectiva é de avanço de 6,05% neste ano, contra 6,14% estimados antes, e de 5% em 2012, sem mudança. O IGP-M deve subir 6,28% em 2011, ante 6,30% projetado no relatório anterior, e aumentar 5% no exercício seguinte, inalterado.
Para o IPC-Fipe, os analistas confirmaram a previsão de alta de 5,83% em 2011 e de 4,80% em 2012.
Sobre junho, há a expectativa de elevação de 0,05% para o IPCA e de 0,10% para o IGP-DI. O IGP-M deve ter deflação, de 0,05%. O IPC-Fipe deve marcar 0,28% de incremento. Todas as projeções foram revistas para baixo.
O terrorismo promovido por alguns analistas, com respaldo da mídia, sobre o perigo da inflação induziu o Banco Central a promover vários aumentos da taxa básica de juros (Selic) ao longo deste ano, iniciativa criticada por representantes dos empresários ligados ao setor produtivo e dos trabalhadores por provocar a desaceleração da economia e reduzir investimentos e consumo. O Brasil pratica as mais altas taxas de juros reais do mundo, o que resulta numa transferência brutal de renda arrecadada do conjunto da sociedade para a oligarquia financeira.
Com agências