RS: PCdoB em Carlos Barbosa celebra quatro anos de fundação

Os quatro anos de fundação do PCdoB em Carlos Barbosa e os 89 anos de história do partido foram celebrados neste domingo (20) em almoço festivo, no salão comunitário do bairro Aurora. A confraternização reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades de Carlos Barbosa, líderes partidários de diversas siglas, apoiadores e simpatizantes, além do deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS).

PCdoB aniversário em Carlos Barbosa - Luiz Erbes/Divulgação

Os ideais do PCdoB, fundado em março de 1922 e o mais antigo em atividade no país, deram o tom das manifestações, por ser uma legenda que ainda mantém viva a trajetória de luta pelos direitos da classe trabalhadora, dos estudantes, dos negros e das mulheres.

O prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier (PDT), foi o primeiro a se pronunciar. O pedetista enalteceu a importância do partido para a cidade e destacou a grande contribuição que a sigla vem dando para o município como integrante da base de sustentação ao governo. “O PCdoB faz parte desta administração e está ajudando a construir o projeto de governo. É um partido que nos orgulha. Homens e mulheres compõem esse partido de gloriosas lutas sociais. Vida longa ao PCdoB”, reforçou Xavier.

Na sequência, o presidente do PCdoB de Barbosa e presidente da Câmara de vereadores da cidade, Todson Marcelo, ressaltou que o partido sempre prioriza o coletivo em suas bandeiras de lutas e na defesa de um país socialista para o seu povo. Ao cumprimentar os líderes do PMDB, PSB, PT e PDT, Todson, que já assumiu a prefeitura interinamente, reafirmou o compromisso do seu partido com as siglas coligadas e com o projeto que tem por objetivo melhorar a vida dos cidadãos de Carlos Barbosa. O mandato de deputado federal de Assis também foi destacado pelo dirigente comunista com uma conquista para a região, em especial para os trabalhadores. “Vida longa ao PCdoB e à democracia”, festejou Todson.

Falando com dirigente nacional do PCdoB, o deputado Assis Melo agradeceu a presença dos participantes e dos aliados nas comemorações dos 89 anos do partido e dos quatro anos de atividade política em Carlos Barbosa.

“Nosso partido valoriza muito a presença dos aliados. Por isso, valoriza esse ato e as autoridades presentes. O PCdoB valoriza a história longa do nosso partido, porque é feito de ideias, princípios e objetivos. Acreditamos na ideia de transformação social para que o Brasil deixe, por exemplo, de pagar R$ 230 milhões de juros enquanto 16 milhões de pessoas vivem na extrema miséria com menos de R$ 70 por mês. Isso não pode fazer parte de um país que sonha em ser a quarta, quinta, potência mundial. Para termos avanços na democracia, é preciso garantir direitos básicos em saúde, educação e moradia”, completou Assis.

O deputado ressaltou ainda que o caminho seja o novo projeto de desenvolvimento para o Brasil com valorização do trabalho, defendido pelo PCdoB, para reduzir as desigualdades com mais distribuição de renda para o seu povo. “Defendemos o novo projeto de desenvolvimento porque achamos que é de interesse da maioria. O povo tem de ser protagonista disso. É um orgulho especial comemorarmos quatro anos do PCdoB em Carlos Barbosa, porque para assumir a prefeitura e estar em uma secretaria de governo é preciso muita firmeza política”, ponderou o parlamentar.

O almoço contou ainda com a participação do vice-prefeito, Gilberto Francisco Baldasso (PMDB), e do secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Carlos Barbosa, Samuel Pedro Sattler (PCdoB).

Da redação