Seminário debate fronteiras políticas e míticas da América Latina
Nesta terça-feira (21), o Memorial América Latina promoverá o terceiro encontro do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina. Sob o tema Fronteiras geopolíticas, fronteiras míticas, o debate apresentará um panorama das fronteiras nacionais latino-americanas.
Publicado 20/06/2011 10:06
As discussões serão abordadas por meio de um painel de quatro pesquisadores que debaterão os principais conflitos geopolíticos da região, bem como as visões míticas que atravessam os territórios. O evento ocorrerá a partir das 19h30, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
Durante o evento, serão tratados os seguintes temas: o conflito histórico Colômbia-Equador; a concepção norte-americana de “áreas não governadas” e o narcotráfico; a Tríplice Fronteira após o 11 de setembro de 2001; as narrativas do imaginário latino-americano que atravessam as fronteiras do Estado Nacional.
Sob a coordenação da pesquisadora da Universidade de São Paulo, Cremilda Medina, compõem a mesa do painel os seguintes pesquisadores, antropóloga social equatoriana, Laura González, o colombiano, mestre em Relações Internacionais, Alberto Montoya , doutor em Ciência Política pela Unicamp e mestre em Relações Internacionais, Marcos Alan Ferreira e o doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam / USP) e professor da Universidade Presbiteriana Mackensie de São Paulo, Edson Capoano.
O Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina.
Um dos objetivos do encontro é tornar acessível ao público as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições socioeconômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos.