Sem categoria

Chávez se recupera e em breve retorna a Caracas, informa irmão

Em até 12 dias o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está internado há quase duas semanas em Cuba, voltará a Caracas. A informação é de Adán Chávez, irmão do presidente. Ele disse que Chávez se recupera “satisfatoriamente” e não apresenta sinais de “gravidade”. A análise de Adán foi apresentada em forma de comunicado oficial, publicado na página oficial da Presidência da República da Venezuela. Sexta (24) o presidente enviou mensagens ao povo pela internet.

– Nós não sabemos exatamente quando ele volta. É necessário esperar para avaliação médica. Mas, em poucos dias, de dez a 12, o presidente estará por aqui. Mas o mais importante é que ele tem apresentado uma franca recuperação. Importantíssima recuperação – diz o comunicado.

No último dia 10, Chávez, que fazia uma visita oficial a Cuba, foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um abcesso na pélvis. Desde então, ele está internado em Havana. Em decorrência de sua ausência na Venezuela e da falta de informações detalhadas sobre seu estado de saúde surgiram especulações em torno da cirurgia.

Oportunismo

Paralelamente, a oposição a Chávez procurou tirar proveito político da doença defendendo seu afastamento provisório do cargo. Porém, por meio do Congresso, uma decisão referendada pela maioria dos parlamentares permite que ele governe de Cuba. No comunicado, Adán disse que voltou de Cuba na véspera, depois de visitar o irmão.

A situação também vem sendo explorada pela mídia sensacionalista de direita, especialmente a de Miami, que difunde toda sorte de versões sobre a doença do presidente venezuelano e insinua que ele não volta a Caracas.

– Como já foi informado oficialmente, especialmente pelo Ministério da Comunicação e Informação, o presidente está se recuperando satisfatoriamente. O presidente é um homem muito forte, todos sabem disso. Um homem que, além de um coração generoso, tem uma mente poderosa, o que influencia na recuperação – acrescentou.

Chávez também transmitiu na sexta, 24 de junho, dia festivo em que a Venezuela relembra a batalha de Carabobo, várias mensagens através de sua conta no Twitter. "Estou daqui com vocês na dura jornada diária! Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo! E Venceremos!", disse em sua conta na rede social.

Com agências