Sem categoria

Fórum global debate ações contra aids, tuberculose e malária

Teve início nesta terça-feira (28 de junho), o 4o Fórum de Parceiros do Fundo Global de Luta Contra a AIDS, Tuberculose e Malária. O evento reúne cerca de 400 pessoas, representantes de 150 países, que vão discutir e contribuir com a estratégia do Fundo pelos próximos cinco anos.

Criado em 2002, o Fundo Global é o principal financiador de programas de combate à aids, tuberculose e malária, com US$ 21,7 bilhões em recursos para financiar iniciativas em 150 países.

Até hoje, os programas apoiados pelo Fundo Global já salvaram 6,5 milhões de vidas,  oferecendo tratamento para 3 milhões de pessoas com aids e 7,7 milhões de pessoas com tuberculose, e com a distribuição de 160 milhões de mosquiteiros, para prevenção da malária em todo o mundo.

Durante o Fórum, que irá até 30 de junho, será discutido como aumentar o impacto do trabalho da institução até 2016.

O grande desafio, segundo os organizadores do evento, é como garantir a ampliação das atividades frente à crise econômica mundial e, ao mesmo tempo, maximizar a aplicação dos recursos.

No Brasil, o Fundo Global aprovou U$ 47 milhões em financiamentos de projetos de combate a Tuberculose e Malária e com os recursos, tratou mais de 37 mil pessoas com tuberculose.

Da redação