Garantido é o campeão do 46º Festival Folclórico de Parintins

O boi-bumbá Garantido é o campeão do 46° Festival Folclórico de Parintins com uma diferença de apenas dois décimos para o boi-bumbá contrário Caprichoso. O boi vermelho venceu nas duas últimas noites e levou o título para a nação vermelha e branca com o tema 'Miscigenação'. Na soma das três noites, o Garantido ficou com 1.258,8 e o Caprichoso com 1.258,6.

Garantido campeão 2011 - Danilo Mello/Diário do Amazonas

Na parcial da primeira (24) noite, o Caprichoso ficou com 419.4 pontos e o Garantido com 419. No segundo dia de apresentação dos bumbás, o Caprichoso ficou com 419.6 e o Garantido 419.9. Na terceira e última noite o Caprichoso ficou com 419,7 e Garantido com 419,6. O boi vermelho garantiu a vitória nas duas últimas noites, perdendo apenas na primeira noite.

O Festival de Parintins é a segunda maior festa folclórica do País, atrás apenas do Carnaval. O Festival é mantido pela competição entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que defendem na arena do bumbódromo as cores azul e branca e vermelha e branca, respectivamente. A festa, que ocorre sempre no final do mês de junho, durante três dias, é baseada em uma lenda amazônica que atrai pessoas de todo o mundo.

Essa é a 28ª vitória do boi Garantido no Festival. Ano passado o boi vermelho perdeu para o Caprichoso. A disputa foi acirrada nas três noites. Os dois bois tiveram, em cada noite, duas horas e meia para se apresentarem aos jurados, que este ano vieram dos Estados do Ceará, Espírito Santo.

Apresentações
Para a maioria dos participantes do Festival os dois bois foram técnicos na primeira noite de apresentação e não demonstraram toda a imponência que a festa tem. Na segunda noite os bumbas deram um show de espetáculo. A participação das torcidas, principalmente do Garantido, foi o diferencial do segundo dia de apresentação dos bois.

A galera é o item 19 do Festival. A do Garantido emocionou os jurados quando cantou a música considerada a mais tocada do 46° Festival, “Miscigenação”. A Batucada do Garantido parou batucar para que apenas a galera entoasse o canto tema do bumbá vermelho. A apresentação rendeu nota 10 de todos os jurados. Faz 12 anos que a galera Vermelha e Branca não perde para a galera do Caprichoso. Este ano o item empatou com o contrário.

David Assayag, atual levantador de toadas do Caprichoso, que defendeu o item pelo Garantido até 2009 perdeu a competição para o levantador de toadas do bumbá vermelho, Sebastião Junior que defende pelo segundo ano o Garantido. Nas três noites, David recebeu notas 9.8, 9.7, e 9.8, enquanto que Sebastião, desde o ano passado, recebe dez em todas as noites, dos três jurados que avaliaram o item. Sebastião já é considerado o Uirapurú da Amazônia.

A vitória do Garantido foi comemorada no Curral do boi na Baixa do São José. A cidade foi tomada pelos torcedores do vermelho, que desde o ano passado estavam com o grito de campeão contido pela vitória do contrário. Torcedores tomaram as ruas na caminhada da vitória, que percorreu as principais vias da cidade.

Palco político
A Ilha Tupinabaranda, durante o Festival, se transforma em palco político e recebe autoridades de todas as partes do País. Nessa edição do festival, além do Governador do Estado, Omar Aziz esteve presente na festa o Secretário de Produção Rural do Estado, Eron Bezerra, e a Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ambos cumpriram agendas paralelas ao festival na cidade. Uma delas foi a inauguração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFAM). O IFAM de Parintins iniciou as atividades com 622 alunos matriculados. A unidade atende também demandas de Barreirinha, Nhamundá e cidades próximas.

De Parintins,
Natália Lucas