Lucia indica criação de programa para mulher mastectomizada

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) apresentou, neste mês, uma indicação ao prefeito Amazonino Mendes para criar o programa “Vida Nova Mulher Mastectomizada”, com o intuito de dar apoio às mulheres que sofreram amputação do seio na luta para tratar do câncer.

De acordo com a indicação da parlamentar, o “Vida Nova Mulher Mastectomizada” deve contar com o suporte de equipes multidisciplinares formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e advogados para dar amparo psicológico e social à mulher mastectomizada.

O programa prevê também a realização de exames periódicos e gratuitos de ultrassonografia e mamografia, acesso rápido a especialistas em Oncologia e o fornecimento de perucas, lenços, gorros , luvas, próteses externas e sutiãs para o uso das pacientes no período imediato pós operatório. “O câncer de mama é um dos que mais atinge a mulher que, ao ser acometida pela doença, precisa de uma assistência efetiva para que possa continuar sua vida da forma mais natural possível e sem grandes traumas, superando as barreiras impostas pela doença”, afirmou Lucia Antony.

A mastectomia é um tratamento ao qual a maioria das mulheres com câncer de mama é submetida. Os resultados do tratamento da mastectomia comprometem as pacientes na parte física, emocional e social, uma vez que é preciso fazer a mutilação do seio, órgão símbolo da maternidade, estética e sexualidade feminina.

De Manaus,
Anwar Assi