Aracaju teve o maior crescimento de renda do NE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o que os cidadãos aracajuanos já percebem no dia a dia: Aracaju vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Dados obtidos pelo Censo Demográfico de 2010 apontam que a capital sergipana é a cidade nordestina com maior crescimento de renda per capita nos últimos 10 anos. O período corresponde às gestões dos prefeitos Marcelo Déda (PT) e Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Aracaju teve o maior crescimento de renda do NE - Alejandro Zambrana

O estudo, feito a partir da análise da renda média domiciliar per capita entre os anos de 2000 e 2010, mostra que o Nordeste teve o maior avanço do país. Entre as 50 cidades listadas no ranking do crescimento, metade é nordestina, enquanto 36 cidades paulistas lideram o ranking das que menos cresceram na última década. A análise do IBGE foi realizada tendo como base apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

Esses resultados foram tema de uma reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, de circulação nacional, destacando nesse contexto a diminuição da desigualdade do país. Especialistas abordados pelo veículo apontam a elevação do salário mínimo e o programa federal Bolsa Família como as principais causas do crescimento no Nordeste.

Em Aracaju, o número de beneficiários do Bolsa Família chega a 34.500. Além do valor do auxílio, que pode chegar a quase R$ 300, as pessoas assistidas também participam de ações de inclusão promovidas pela Prefeitura de Aracaju, como cursos profissionalizantes, que ajudam na busca por um emprego e impulsionam a entrada dos beneficiários no mercado de trabalho.

Moradia

Outra política social adotada pela administração municipal para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos é a retirada de famílias de favelas localizadas em áreas de risco. Cerca de 1.000 já receberam da Prefeitura de Aracaju casas no bairro 17 de Março e outras 1.500 serão contempladas em breve. Enquanto não recebem moradias próprias, o município concede o auxílio moradia. Atualmente, aproximadamente 2.000 famílias retiradas de áreas de risco moram em casas alugadas pela prefeitura.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, as medidas de assistência e transformação social têm tomado grandes proporções em sua gestão. "No bairro 17 de Março, que considero a maior obra social realizada nos últimos anos em Aracaju, já foram entregues um total 994 moradias populares e outras centenas de casas e apartamentos estão em construção lá e em outros locais da cidade, a exemplo do bairro Lamarão e Coqueiral. A nossa política habitacional, assim como a de qualificação profissional, é referência para todo o país e me orgulho de estar, na condição de prefeito, ajudando a mudar a vida de tantas pessoas", afirma Edvaldo.

"Com informações da Agência Aracaju de Notícias"