Dilma nomeia Levi para cargo de reitor da UFRJ

A presidente Dilma Rousseff confirmou a decisão da comunidade acadêmica da UFRJ. O decreto com a nomeação do professor Carlos Levi, que substituirá Aloísio Teixeira, para o cargo de reitor da UFRJ, com mandato de quatro anos, foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 29 de junho.

A transmissão do cargo será feita em uma solenidade, no dia 8 de julho, às 10h30, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica da UFRJ.

Nova UFRJ

No dia 28 de junho, Aloísio Teixeira presidiu pela última vez a Plenária de Decanos e Diretores. O reitor afirmou que deixará o cargo com a certeza de que a universidade hoje está muito diferente do que há oito anos, quando assumiu a Reitoria. Teixeira destacou que o cenário recentemente construído é muito favorável às universidades federais. “Em 2003, nosso orçamento para custeio era de cerca de 45 milhões reais, sem qualquer recurso próprio previsto para investimento. Em 2011, nosso orçamento total chega a 400 milhões de reais, 100 milhões só para investimentos”, enfatiza.

Dentre as diversas realizações de sua gestão, Aloísio Teixeira citou a criação de 25 novos cursos de graduação; o convênio com o Banco do Brasil, que permitiu, dentre outras coisas, a criação do Restaurante Universitário; a posse definitiva dos terrenos na Praia Vermelha, onde funcionavam o Bingo Botafogo e o Canecão; e o enfrentamento da questão da ala sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (implodida em 2010), cujo solução fora postergada por décadas.

O reitor lamentou que sua gestão não conseguiu criar mecanismos internos de avaliação, e destacou que a universidade precisa, também, flexibilizar e modernizar sua estrutura. “O estudante deve ter contato com pesquisa e extensão tão logo entre na universidade”, defende o professor.

Eleição

O resultado da eleição saiu no dia 27 de abril. Com um total de 7617 votos, a Chapa 10, formada pelos professores Carlos Levi e Antônio Ledo, recebeu 1441 votos de docentes, 2659 de funcionários técnico-administrativos e 3517 de estudantes.

Os professores Godofredo Oliveira Neto e Léa Mirian, que compunham a Chapa 20, “A UFRJ que buscamos”, receberam 969, 2117, 3139 votos, respectivamente a cada categoria, perfazendo um total de 6225 votos.