Marcha das Vadias vai ocupar Copacabana neste sábado (2)

Neste sábado (2), a partir das 14h, as mulheres realizarão a Marcha das Vadias do
Rio de Janeiro para combater a violência sexual. A Marcha se concentrará no Posto 4 de Copacabana e terminará com manifestação em frente a 12ª Delegacia de Polícia, na R. Hilário de Gouvêa (Posto 2).

A Marcha das Vadias do Rio de Janeiro vai defender também o direito de ir e vir, o atendimento de qualidade pelo SUS para todas as pessoas que sofrem violência sexual, o acesso sem burocracia ou protelação ao aborto pelo SUS por gravidez em consequência de estupro ou por decisão da mulher, a implementação efetiva da Lei Maria da Penha, melhorias nas Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres e a qualificação das delegacias não especializadas para atender vítimas de violência sexual e doméstica.

Segundo as organizadoras da marcha, no Rio a situação é grave e preocupante. Um relatório do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro mostrou que pelo menos 10 mulheres foram estupradas por dia em 2010. Dos 4.589 registros desse tipo de violência, 3.751 tiveram como vítimas meninas de no máximo 14 anos de idade.

História

A primeira Marcha das Vadias aconteceu em fevereiro de 2011 no Canadá. Foi um protesto de estudantes da universidade de Toronto contra a declaração de um policial, em palestra sobre segurança no campus. Ele sugeriu que as estudantes evitassem se vestir como "vadias", para não serem vítimas de assédio sexual.

Marchas semelhantes já foram realizadas nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Argentina e Índia. No Brasil já aconteceram Marchas das Vadias em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Juiz de Fora, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Natal.