Metalúrgicos realizam assembleia geral no próximo sábado, dia 9

As negociações do dissídio 2011 entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a patronal não tem avançado, diante disso a decisão dos trabalhadores é de aumentar a pressão na próxima semana e construir uma grande assembleia da categoria para o próximo sábado, dia 9, às 9h30, em frente à sede da entidade (Rua Bento Gonçalves 1513), para decidir os rumos do movimento.

A semana que passou foi marcada pela tentiva de construção de um acordo por parte do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, que chegou a suspender a assembleia do dia 1º, como um gesto de boa vontade pela negociação. Porém o sindicato patronal não apresentou um índice aceitável. A última reunião foi realizada nesta sexta-feira, dia 1º. “Os patrões insistem em um índice rebaixado, que não está de acordo com o crescimento que as empresas registraram nos últimos 12 meses, como resultado da produção do trabalhador”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Leandro Velho.

Diante da situação de impasse a direção do Sindicato definiu pela ampliação das mobilizações na próxima semana, com a continuidade das assembleias nas portas de fábrica e a realização de uma grande assembleia no sábado, que irá decidir os próximos da luta de dissídio.

Os metalúrgicos reivindicam reajuste salarial de 14%, baseado na soma da inflação de 6,44% calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 7,5% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado nos últimos 12 meses.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região