Sem categoria

Barein: monarquia e oposicionistas iniciam diálogos

Líderes da oposição em Bahrein confirmaram nesta quarta (6) o início de conversações com representantes do monarca Al Khalifa, que está com o poder enfraquecido em função da detenção de mais ativistas e de novas ações repressivas. O confronto entre as duas forças se intensificou desde sábado (2). É a primeira vez, desde o início das rebeliões populares em fevereiro e março, que se estabelece um diálogo entre governo e oposição.

Segundo uma fonte local, as reuniões estão ocorrendo no centro de convenções da capital, Manama, e reúne funcionários da monarquia que representa a minoria sunnita e ativistas da oposição representantes da maioria xiita.

O primeiro contato entre as partes ocorreu na terça (5) e resultou de pressões feitas pelos Estados Unidos sobre o rei Hamad Isa Bin Al Khalifa, exigindo a pacificação na ilha considerada estratégica para Washington, pois os norte-americanos mantém ali uma frota naval.

A atual revolta das ruas e oposição foi a mais significativa que a família real enfrentou em décadas e a repressão foi igualmente a mais violenta, causando 30 mortes e deixando mais de mil feridos além de centenas de prisões.

Os diálogos entre as partes devem prosseguir até final de julho com a participação de 300 delegados de grupos ligados ao Executivo e aos partidos de oposição. Segundo informações, haverá três encontros semanais.

Os adversários do rei e do governo demandam uma reforma política e democrática para instaurar uma monarquia constitucional moderna que permita eleger um chefe de gabinete para o Parlamento, até agora quem ele nomes para o cargo é o soberano Al Khalifa.

Fonte: Prensa Latina