Sem categoria

Joachim Starbatty: Os gregos seriam sábios se saíssem da Eurozona

O supremo tribunal da Alemanha principiou terça-feira (5) das audiências de uma contestação legal ao pacote de ajuda de 110 mil milhões de euros proporcionado à Grécia açoitada pela dívida. O professor de ciências econômicasda Universidade de Tübingen Joachim Starbatty é um dos que estão por trás deste processo – e espera provar em tribunal que está correto.

Starbatty é considerado um dos mais eloquentes críticos da divisa comum europeia, o Euro. Em 1998 ele iniciou um processo legal contra a introdução da moeda, mas não teve êxito. Dez anos depois, ele quer que um tribunal constitucional da Alemanha rejeite o Tratado de Lisboa, parte do fundamento legal da União Europeia.

Spiegel Online: O parlamento grego aprovou na semana passada um pacote de 78 bilhões de Euros de medidas de austeridade em troca de mais milhares de milhões de ajuda da União Europeia.
Starbatty: Ao aprovar o pacote, o parlamento decidiu contra a vontade do povo. Mas só porque foi chantageado pelos parceiros da Grécia na zona euro.

Spiegel Online: Não será legítimo para governos na zona de divisa comum da Europa quererem ver uma contribuição grega para resolução do problema antes de libertar milhares de milhões em ajuda?
Starbatty: A assistência financeira é só para salvar a indústria bancária europeia. A UE está a lançar montantes maciços de bom dinheiro em cima do mau. Mas é o povo grego que deve aguentar as medidas brutais de aperto de cinto. Não considero ser legítimo.

Spiegel Online: Se o supremo tribunal alemão alinhasse com a sua visão e não mais permitisse à Alemanha participar em assistência financeira a países da zona euro assolados pela dívida, a Grécia provavelmente tornar-se-ia insolvente de imediato. A união monetária como um todo também ficaria em perigo.
Starbatty: A Grécia já está falida. É preciso dar uma oportunidade ao país para voltar a ficar sobre os seus pés economicamente. Espero que o tribunal estabeleça parâmetros a fim de limitar a insensatez econômica.

Spiegel Online: O que quer dizer com isso exatamente?
Starbatty: A ajuda permanecerá, mas no futuro o parlamento alemão terá de aprovar cada nova fatia de crédito.

Spiegel Online: Alguns representantes dos conservadores democratas-cristãos da chanceler Merkel e dos seus parceiros de coligação, os Democratas Livres favoráveis aos negócios, estão a pedir a mesma coisa. Mas será que a ideia é de todo praticável? Tal exigência certamente não fortaleceria a fé na zona euro no interior dos mercados financeiros.
Starbatty: É muito mais importante que os cidadãos recuperem sua fé no processo político e na divisa comum. Se o processo político é confiável, os mercados financeiros também reagirão positivamente.

Spiegel Online: Haverá uma alternativa a proporcionar assistência financeira à Grécia, Portugal e Irlanda?
Starbatty: A proteção do euro apenas compra tempo – tempo que não está sendo utilizado. Os gregos seriam sábios se saíssem da divisa comum por sua própria vontade e desvalorizassem a sua divisa nacional, o dracma. Deste modo, eles podiam forçosamente reduzir a sua dívida. Se continuarmos no caminho em que estamos, milhares de milhões e milhares de milhões mais tornar-se-ão necessários. Isso também é verdadeiro para Portugal e Irlanda – e talvez mesmo para a Espanha.

Spiegel Online: Se a Grécia saísse da zona euro, será que os mercados financeiros não tomariam como objetivo outros países profundamente endividados e desencadeariam um colapso de toda a união monetária?
Starbatty: Esta "teoria do dominó" só existe para enganar pessoas. Será que a Finlândia ou a Holanda cairiam também? Só aqueles países que já estão profundamente em dívida são afetados. Qualquer novo adiamento simplesmente agravará os custos.

Fonte: Resistir.info

Publicado originalmente em Spiegel Online International