Presidente haitiano designa novo primeiro-ministro
O presidente haitiano, Michel Martelly, designou nesta quarta (6) o jurista Bernard Gousse como novo primeiro-ministro, é o segundo nome que encaminha à aprovação do Parlamento. Após um processo de análise mais de um mês, o Congresso, encabeçado pela oposição, não aceitou a primeira candidatura proposta pelo chefe de Estado para o posto, que indicava o empresário Daniel Rouzier.
Publicado 06/07/2011 16:28
Rouzier teve o seu nome rejeitado por 42 deputados, a maior parte membros do Inité, o partido do ex-presidente René Préval.
Martelly fez o anúncio da nova candidatura antes de partir nesta manhã em uma viagem que o levará a Espanha, França e Reino Unido.
Bernard Gousse, de 52 anos, foi ministro da Justiça durante o governo interino de 2004, que assumiu o poder após queda do ex-mandatário, Jean Bertrand Aristide.
No final de junho, Martelly afirmou em entrevista à emissora estatal que criaria uma comissão para dialogar com os parlamentares. O presidente justificou a iniciativa explicando que era importante, antes de nova indicação ao cargo, criar um ambiente favorável tanto na Câmara de Deputados como no Senado para evitar a anulação da proposta.
Martelly conta apenas com três deputados de seu partido no Parlamento. Já o partido Inité, do ex-presidente René Preval, tem uma leve maioria na Câmara baixa, com cerca de 34 deputados de 99 e 17 senadores de um total de 30. Mesmo com a grande diferença no número de representantes, o fato já foi classificado por Martelly como “irrelevante”.
O coordenador nacional do Inité, Joseph Lambert, assegurou que o partido não colocaria obstáculos ao novo presidente, posteriormente vários congressistas exigiram pelo menos quatro cadeiras no Executivo como condição para aprovar o novo funcionário.
Fonte: Prensa Latina