População deve ter acesso à água potável, diz Lucia Antony

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) fez um apelo, nesta terça-feira (12), para que a Arsam (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas) fiscalize de forma mais efetiva a perfuração de poços artesianos em Manaus. Ela salientou que a construção de poços artesianos tem contaminado o lençol freático da cidade, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população.

A parlamentar tratou também dos problemas enfrentados pela Escola Municipal Senador Álvaro Botelho Maia, entre eles, o que se refere a água oferecida que é imprópria para o consumo humano, oferecendo risco à saúde dos alunos que consomem essa água, conforme mostrou matéria de um matutino local. “A Arsam precisa pressionar a Águas do Amazonas a levar água potável de qualidade para toda a população de Manaus. É preciso fiscalizar a perfuração de poços e, se for o caso, até mesmo lacrar esses poços artesianos que contaminam o nosso lençol freático”, disse.

No sentido de debater questões como a da água e a da preservação da natureza, Lucia Antony apresentou uma indicação solicitando a realização do Fórum Meio Ambiente e a Qualidade de Vida. “Precisamos debater a questão do meio ambiente, não por esse assunto estar na moda, mas por uma questão de responsabilidade que a sociedade e o Poder Público precisam assumir”, disse a parlamentar.

De Manaus,
Anwar Assi