Comitiva entrega a Tarso relatório de viagem ao Vietnã

Deputados entregam relatório ao governador durante audiência.

relatoriovietna - Caroline Bicocchi / Palácio Piratini

A comitiva formada por quatro deputados estaduais: Raul Carrion (PCdoB), Alceu Barbosa Velho (PDT), Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PTB); o coordenador da Bancada do PT, Joao Ferrer; o Presidente do IRGA, Claudio Pereira; o representante do Gabinete do Governador, Federico Fornazieri; e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Vizentini, que visitou o Vietnã em abril deste ano encontrou-se com o governador Tarso Genro nesta terça-feira (12). O grupo entregou ao governador o relatório da viagem.

O principal objetivo do grupo foi contribuir para um maior conhecimento mútuo e uma maior aproximação entre os dois países, além de estabelecer parcerias nas áreas da agricultura, pesquisa e comercial.

Nos primeiros dias da viagem, o grupo teve encontro com a Comissão de Economia da Assembleia Nacional do Vietnã, com o embaixador do Brasil naquele país, Mendonça Lima, e com a Comissão de Legislação da Assembleia Nacional, com a presença de diversos deputados vietnamitas. O grupo conversou sobre as reformas econômicas no Vietnã. O país é hoje a economia que mais cresce no Sudeste Asiatico, com uma media anual de 7,5%. Tem ainda uma das mais baixas taxas de desemprego do mundo.

A comitiva realizou visitas à Academia de Ciências da Agricultura, criada em 1952, que congrega 17 Institutos e Centros de Tecnologia, em todo o Vietnã, e possui 2.654 funcionários, dedicando-se ao desenvolvimento de novas sementes, de novas tecnologias para a agricultura e a formação de recursos humanos nas áreas de Engenharia Agronômica e Veterinária. A Academia mantém intercâmbios com mais de 30 países.

O Presidente do IRGA, Claudio Pereira, aproveitou a visita para propor um convênio de cooperação técnica, na área do arroz, entre as duas instituições, prevendo inclusive o intercâmbio de recursos humanos.

Da mesma forma, foi aventada a possibilidade de um convênio similar com a UERGS e outros Centros de Investigacao e Pesquisa Agrícola no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Ficou evidente a pequena mecanização da agricultura do Vietnã, o que abre um enorme espaço para a indústria gaúcha e brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas", afirma Carrion.

Em 26 de abril, a comitiva viajou à cidade de Ho Chi Minh. No local, conheceu o Parque de Alta Tecnologia de Quang Trung (“Quang Trung Software City – QTSC”), onde, em uma área de 43 hectares, estão instaladas 43 empresas estrangeiras – europeias, norte-americanas, japonesas e de outros países de Ásia – e 53 empresas vietnamitas, dedicadas a Programação Computacional (software), empregando 4,8 mil engenheiros (entre os quais cerca de 200 estrangeiros) e 23 mil trabalhadores qualificados.

Embaixador do Vietnã no RS
Em março deste ano, o Embaixador da República Socialista do Vietnã no Brasil, Duong Nguye Tuong, esteve no Rio Grande do Sul para uma série de atividades.

Tuong visitou junto com Carrion (PCdoB) a Estação Experimental do IRGA (Instituto Rio-Grandense do Arroz), em Cachoeirinha. No local, o embaixador teve audiência com o Presidente do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), Cláudio Pereira, e com pesquisadores da Estação.O embaixador conheceu o campo experimental e os trabalhos desenvolvidos pela pesquisa e extensão da autarquia. O Vietnã é o maior produtor mundial de arroz e a visita teve como objetivo estreitar relações comerciais e científicas.

Tuong visitou a Expodireto, em Não-me-Toque, participou de reunião almoço com empresários do setor de máquinas e equipamentos na Fiergs e encontrou-se com o governador Tarso Genro. O encontro foi saudado com uma primeira abertura de relações com a Republica do Vietnã, marco da ampliação e diversificação das relações internacionais do Estado.

De Porto Alegre,
Isabela Soares