Sem categoria

Graziano: agricultura familiar é solução da segurança alimentar

Um dos formuladores do programa Fome Zero e ex-ministro do governo do ex-presidente Lula, José Graziano da Silva lamentou o fato de não ter sido possível participar, nesta terça-feira (12), da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012, junto com a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Eleito recentemente diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano gravou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.

“A agricultura familiar é um conceito que vem evoluindo. Ela não é um problema. Ela é parte da solução. Na América Latina não pode haver segurança alimentar sem um apoio massivo forte e decisivo à agricultura familiar”, destacou Graziano ao recordar que a Fundação Bill Gates reconheceu recentemente esse conceito.

No depoimento, Graziano da Silva lembrou também que o município de Francisco Beltrão, situado no sudoeste do Paraná, é região tradicional da luta dos pequenos agricultores pela melhoria das condições do trabalho do homem do campo.

Fonte: Blog do Planalto