Perseguição: Visa e Master bloqueiam doações ao WikiLeaks
A empresa islandesa que arrecada fundos para o site WikiLeaks enviou uma denúncia à Comissão Europeia contra os gigantes dos cartões de crédito Visa e MasterCard, que desde o fim de 2010 bloqueiam as doações ao portal.
Publicado 13/07/2011 11:16
"A denúncia foi enviada e será entregue na quinta-feira", afirmou o advogado Svein Andri Sveinsson, que representa a empresa DataCell e o WikiLeaks.
Visa Europe e MasterCard Europe são acusadas de cinco violações das normas europeias de concorrência, incluindo abuso de posição dominante e discriminação de clientes, segundo o texto da denúncia.
Em dezembro de 2010, as duas empresas congelaram as transferências ao WikiLeaks através da DataCell, privando o site especializado na divulgação de documentos secretos de quase 130 mil euros de doações diárias, segundo Sveinsson.
A decisão de Visa e MasterCard, imitada por outras empresas como o sistema de pagamentos pela internet PayPal, foi adotada em plena tempestade midiática pela publicação por parte do WikiLeaks de centenas de milhares de telegramas diplomáticos americanos confidenciais.
Da Redação, com agências