Projeto de Perpétua aumentará audiência da Voz do Brasil

 Emissoras terão alternativas para veicular o programa entre 19hs e 22hs. Abert vai ao Congresso, cumprimenta a deputada, abre campanha de esclarecimento público e reforça apoio pela votação da proposta no plenário da Casa após o recesso de julho.

Projeto de Perpétua aumentará audiência da Voz do Brasil
 Alguns acontecimentos importantes deixaram de ser ouvidos nas rádios brasileiras, por conta da obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil às 19 horas. Eis alguns: o desastre aéreo da TAM, em Congonhas (SP),em julho/2007, causando a morte das 187 pessoas; a catástrofe de Blumenau em novembro de 2008, e no Rio de Janeiro, em 2010. Sem informações, o Exército teve enormes dificuldades para localizar e salvar algumas famílias; jogos da Seleção Brasileira, em fevereiro de 2007, contra a Inglaterra, e nas eliminatórias da Copa em outubro de 2009 contra a Venezuela; primeiro discurso do presidente Lula, quando ele lançou o Fórum Social Mundial, em janeiro de 2003.

Há ainda vários cidadãos que preferem ouvir o noticiário oficial dos Poderes da República em um horário mais apropriado. Com este pensamento é que a Voz do Brasil poderá ter seu horário de transmissão flexibilizado. Depende, portanto, do Plenário da Câmara dos Deputados a aprovação definitiva do projeto que flexibiliza os horários da Voz do Brasil. Os sessenta minutos de programa estão mantidos, mas poderão ser exibidos entre 19 hs e 22 hs, encaixados na grade de programação das rádios, deixando de ser veiculados em horário único, das sete às oito da noite, como acontece atualmente.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) foi ao Congresso Nacional cumprimentar a autora do projeto, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), que, após o recesso do meio do ano, buscará apoio das bancadas. Sendo aprovado na Câmara, o projeto vai direto à sanção da presidenta Dilma Roussef.

A parlamentar acreana foi convidada a gravar, na sede da Abert, em Brasília, inserções de rádio esclarecendo as vantagens da flexibilização do horário. As mensagens, que começam a ser codificadas nesta terça-feira, têm cunho explicativo e serão veiculadas nas mais de 2.500 emissoras afiliadas de todo o país. A associação dá início aos festejos de seus 50 anos de fundação, e aos 90 anos do rádio, que serão comemorados em julho de 2011.

Nova regra

Pela proposta, as emissoras educativas continuam a transmitir obrigatoriamente o programa às 19h (horário oficial de Brasília). A transmissão acontecerá no mesmo horário também nas emissoras vinculadas ao Congresso Nacional, às Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, quando não houver sessão deliberativa no plenário. As rádios comerciais e comunitárias ajustariam a Voz do Brasil num horário de sua preferência, desde que não anteceda às 19hs e não ultrapasse às 22 hs.

O diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik, acredita que o horário flexível poderá até trazer mais audiência para o programa."Uma rádio que trabalha com trânsito pode começar a Voz do Brasil às oito. Uma rádio que trabalha com notícias pode ir ajustando dentro da sua grade de programação. Então, quem quiser assistir a Voz do Brasil e não pode ouvir às sete, por exemplo, poderá ouvir um pouco mais tarde. Essa é a nossa intenção, por isso apoiamos o projeto da deputada”, afirmou. Perpétua entende que a nova regra dá mais liberdade para as emissoras comerciais, que têm diferentes perfis no horário da noite.

Vantagens

O interesse não é apenas das emissoras. É também da multidão que acompanha o esporte pelo rádio, principalmente agora que o foco está voltado para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Haverá jogos entre as 19 e 20 horas e essas partidas da Seleção Brasileira, por exemplo, não seriam transmitidas se o horário da Voz do Brasil, que é obrigatória, gravada e sem cortes, permanecer inflexível.

O projeto obriga as emissoras de rádio a veicular, diariamente, às 19h, inserção informativa sobre o horário de retransmissão do programa. E em casos excepcionais, como nos de calamidade pública, os poderes da União poderão suprimir a Voz do Brasil tempo determinado, desde que o horário seja utilizado com fins de utilidade pública.