Vanessa quer motivos do fechamento de escritórios do Ibama

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) informações sobre o porquê de o órgão estar anunciando a desativação de quatro de suas seis unidades localizadas no interior do Amazonas (Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e Carauari), conforme divulgado nos jornais do Amazonas.

Ela também solicitou audiência pública assim que o recesso parlamentar encerrar, para discutir a situação de todas as Unidades do IBAMA no interior do estado do Amazonas.

Além da motivação do fechamento, a senadora quer saber quantos servidores, entre estatutários, terceirizados e disponibilizados atuam nessas unidades, como ficará a situação desses servidores, e para quem passará a competência de fiscalização dessas áreas.

Vanessa questiona o órgão também sobre qual o impacto financeiro e operacional, para a administração pública e para o funcionamento do Ibama, causado pelos escritórios a serem fechados. E ainda, se além dessas unidades, existem outras ameaçadas de desativação.

A senadora lembra que os escritórios do IBAMA no interior da Amazônia são de suma importância para a fiscalização da exploração de madeira, combate ao desmatamento, preservação do meio ambiente entre outras inúmeras atividades desempenhadas por este Instituto.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas reforça a posição da senadora. “É de suma importância a permanência desses escritórios para a preservação do meio ambiente”, disse a direção da entidade.