Após nova denúncia, ministro afasta diretor interino do Dnit
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, decidiu, nesta sexta-feira (15), afastar temporariamente o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), José Henrique Sadok. Ele estava respondendo interinamente pela diretoria-geral do órgão, em substituição a Luiz Antônio Pagot, que tirou férias após ter o nome envolvido em denúncias sobre um esquema de cobrança de propina no Ministério dos Transportes.
Publicado 15/07/2011 14:43
Em nota, Passos informou que também constituiu comissão de processo administrativo disciplinar para apurar os fatos noticiados na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a matéria, a Construtora Araújo Ltda, da esposa de Sadok, Ana Paula Batista Araújo, tem contratos que somam pelo menos R$ 18 milhões para obras em rodovias federais entre 2006 e 2011, todas vinculadas a convênios com o Dnit.
De acordo com o jornal, a construtora de Ana Paula é responsável por obras em rodovias de Roraima e os contratos tiveram aditivos que aumentam prazos e valores. Sadok disse ao jornal que os contratos são com o governo de Roraima e que foram realizados por meio de licitação.
Na segunda (12), o ministro disse que começaria sua gestão fazendo “ajustes” na pasta — o que incluiria a troca de nomes do comando de órgãos ligados ao ministério e mudanças na forma de contratação de projetos para evitar irregularidades. As mudanças começaram após denúncias publicadas na revista Veja sobre esquema de cobrança de propinas no ministério. O então ministro, Alfredo Nascimento, pediu demissão do cargo.
Da Redação, com informações da Agência Brasil