Sem categoria

Chanceleres do Brasil e Nicarágua têm diálogo bilateral

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e o da Nicarágua, Samuel Santos, dialogarão nesta sexta-feira (15) sobre temas regionais e globais, e examinarão mecanismos para fortalecer a cooperação bilateral.

Santos, que realiza desde ontem uma visita oficial à nação sul-americana, vistoria diversos acordos de cooperação técnica e outros assuntos de interesse comum que inclui a construção de uma hidroelétrica com o apoio de Eletrobrás.

Em um comunicado, a chancelaria brasileira detalhou que ambos os chanceleres abordarão outros assuntos relacionados com a bioenergia e reposição florestal.

De acordo com o cronograma da visita, Santos se reunirá com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente da estatal Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; e o assessor presidencial Marco Aurélio García.

Brasil e Nicarágua mantêm acordos de cooperação em áreas como reforma agrária, manejo florestal, produção pecuária e produção de cacau, e nos programas de combate à fome.

O gigante sul-americano ofereceu financiamento e apoio técnico para a construção da hidroelétrica de Tumarín, na costa sul do Caribe nicaraguense, que pressupõe um custo superior a 800 milhões de dólares.

A planta geraria 220 megawatts de eletricidade para 2014, mais da quarta parte da energia elétrica produzida pelo país centro-americano.

O Governo da Nicarágua desenvolve projetos como parte de um programa voltado a modificar sua matriz energética, com o objetivo de diminuir sua dependência de combustíveis fósseis.

Fonte: Prensa Latina