Sem categoria

Mais de 10 mil manifestantes apoiam Kadafi

Mais de 10 mil pessoas manifestaram-se a favor do líder libio, Muamar Kadafi, em Zawiyah, que fica 50 quilômetros ao leste da capital da Líbia, Trípóli.

Os manifestantes proclamavam sua adesão a Alá, a Muamar e à Líbia, depois de três dias consecutivos de emissão de mensagens de audio de Kadafi dirigidas aos rebeldes, ante a questionada legitimidade do Conselho Nacional de Transição.

As manifestações de apoio a Kadafi são cada vez mais frequentes em diferentes pontos do pais, enquanto se intensificam os bombardeios da Aliança Atlântica em diversas regiões do país e em Trípoli.

No sábado, aviões da Otan arremeteram contra várias zonas militares e civis na Líbia, incluindo Trípoli, onde ocorreram uma série de explosões, informou a televisão estatal. Vítimas, são anunciadas em Aín Zara e no grande suburbio de Tayura, ambas ao leste de Trípoli.

Os combates mais intensos entre as forças do governo e os rebeldes ocorrem nas proximidades da estratégica cidade de Briga (leste). Essas forças, que há três dias tentam se apoderar desse local petrolífero, reconheceram ter um avanço mais lento devido a armadilhas inflamáveis colocadas nos arredores do centro petroquímico.

Tomar esta cidade significaria para os insulgentes um abastecimento seguro de combustível e inclusive uma fonte de rendimentos financeiros com a exportação do óleo.

Na véspera, o líder libio advertiu aos rebeldes que "o povo libio está disposto a morrer para defender seu petróleo e não deixará jamais esta riqueza nas mãos de um bando de traidores submetidos à Otan".

Após quatro meses de iniciada a operação militar dos Estados Unidos e seus aliados, o dia a dia dos combates não mostra indícios de uma rendição de Kadafi, pese o apoio logístico aos rebeldes e os bombardeios dos membros da Otan.

Fonte: Prensa Latina