Sem categoria

Assassinato de extrativistas: suspeitos são identificados

Foi divulgado nessa quarta (20) pela Polícia Civil do Estado do Pará os resultados das investigações sobre o assassinato do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, ocorrido em 24 de maio no assentamento agroextrativista Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna. O mandante do crime, segundo a polícia, foi o fazendeiro pecuarista José Rodrigues Moreira.

Os executores, de acordo com a investigação, foram o próprio irmão do mandante, identificado como Lindojonson Silva Rocha Silva, e o comparsa Alberto Lopes do Nascimento.

José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo enfrentavam interesses poderosos. Mas não contavam com a traição de quem vivia as mesmas agruras. ´

“Não há dúvidas quanto a autoria e execução do crime”, garantiu o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior.

Os fatos apurados pelo delegado apontam que Moreira adquiriu ilegalmente dois lotes de terra dentro do assentamento e tentou à força expulsar os assentados, inclusive com a ajuda da policia de Nova Ipixuna. José Cláudio Ribeiro denunciou a ilegalidade à Comissão Pastoral da Terra e ao Incra, já que a propriedade não poderia ter sido vendida.

Moreira teria insistido na expulsão dos assentados e oferecido dinheiro, mas José Cláudio e Maria negavam e tentavam dissuadir os outros assentados de aceitar a venda ilegal.

Nas tentativas de expulsar os assentados, Moreira teria inclusive queimado o barraco de um, enquanto outro teria sido retirado em um camburão da policia. Essas duas famílias estão sob proteção da Força de Segurança Nacional em Marabá. O conflito se intensificou no final do ano passado.

Os assassinos foram vistos num bar conhecido como Encruzilhada da Morte. Ali, os pistoleiros conversaram com uma das testemunhas-chaves, que relatou que um deles estaria com a perna quebrada em razão de um acidente de moto ocorrido 50 dias antes – eles discutiam o recebimento de um seguro. Através dessa pista, a policia conseguiu identificar quem teria sofrido o acidente.

Da mesma forma, Jonson Silva, irmão de Moreira, foi visualmente reconhecido. Eles discutiam a estratégia do crime.

Outra pista chave encontrada pela policia foi parte de um equipamento de mergulho utilizado em garimpos, deixado no local do crime. O restante do material foi encontrado na propriedade de Moreira que, um tempo depois, sumiu com os vestígios.

A policia chegou a colher depoimento de Moreira, quando ele confirmou que detinha um equipamento de mergulho utilizado em garimpos.

Fonte: Carta Capital