Sem categoria

Rússia atrai investimento estrangeiro de bilhões de dólares

Mais de 27 bilhões de dólares de investimentos diretos entraram na economia russa nos primeiros seis meses de 2011, um terço a mais do que no mesmo período em 2010. Estas cifras foram anunciadas pelo primeiro-ministro Vladimir Putin nesta quarta (20) em uma reunião da comissão governamental para os investimentos estrangeiros.

 O valor anunciado não é o limite. “Temos potencialmente todas as condições para alcançar o nível de 60 a 70 bilhões de dólares de investimentos diretos anuais para assim garantir um balanço geral positivo entre o afluxo e o refluxo de capitais” – frisou o chefe do Executivo.

Nesta última reunião, os membros da comissão analisaram 13 pedidos apresentados por investidores estrangeiros para aquisição de ativos estratégicos russos. Foi também examinada a solicitação da companhia francesa “Total” para adquirir na Rússia ativos da Sociedade Anônima Aberta “Iamal SPG” – informou Vladimir Putin. E prosseguiu:

"Isso lança a base necessária para a realização comum de um programa integral em larga escala elaborado com vista à exploração de uma jazida e produção de gás liquefeito na península de Iamal. Lá surgirá uma unidade moderna para liquefação de gás e uma infraestrutura de transportes. Será construído um porto novo na nossa região do Ártico, chamado Sabetta. Os primeiros navios começarão a ser carregados nos seus terminais em 2018.

Consequentemente, poderemos aumentar a presença da Rússia no muito promissor mercado mundial de gás liquefeito, assim como diversificar os fornecimentos e as rotas de exportação. A ideia de fazer renascer a Passagem do Nordeste ganhará um impulso sério. É uma necessidade estratégica para nós."

Empresas russas de importância estratégica interessam muito a investidores estrangeiros. Atualmente, o Serviço Antimonopólio Federal da Rússia está analisando mais 219 pedidos de transação em relação a ativos de tais empresas.

Fonte: Voz da Rússia