Comunicação é estratégica e prioritária na vida do partido

Comunicadores, dirigentes e militantes do PCdoB se reuniram no sábado (23) no Encontro Estadual de Comunicação do Rio Grande do Sul. Entre os assuntos discutidos durante o evento estão a construção da imagem, a identidade do PCdoB e os desafios da comunicação para 2012.

Encontro de Comunicação RS - Barbara Paiva

O secretário nacional de Comunicação e editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, apresentou as conclusões do Encontro Nacional de Comunicação, realizado no último mês de abril, em São Paulo, e também discutidas no Encontro Nacional de Questões de Partido. “A comunicação tem que ser vista como um setor estratégico e prioritário na vida do partido”.

Segundo ele, a comunicação joga um grande papel organizativo e quanto mais o partido cresce, maior é a necessidade de intensificar a ação da comunicação. “Precisamos de mais ideologia, com novas formas, novas ferramentas. A comunicação do PCdoB é uma comunicação ideológica, política e de massa. Apresentar nossa ideologia é divulgar o nosso programa socialista.”

Leia também

O dirigente nacional afirmou ainda que é tarefa principal da área de Comunicação do PCdoB divulgar o Programa Socialista do partido para milhões de pessoas. “O programa é a síntese mais concentrada dos nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Estabelecem o rumo socialista, o caminho nacional e as bandeiras políticas atuais com as reformas estruturais. Sua difusão em massa e o debate de suas teses requerem a organização de conferências, debates e a elaboração de artigos analíticos e opinativos”.

José Reinaldo discorreu ainda sobre o papel da Comunicação como setor estratégico da vida partidária. “Sua função precípua é desenvolver a luta de ideias, cuja essência é política e ideológica – também com uma função organizativa. Esta luta abrange o conjunto das fileiras partidárias e volta-se também para fora. Abrange a grande luta política e social e o esforço para construir um partido de quadros e massas com centenas de milhares de filiados”.

Outra tarefa apresentada pelo secretário de Comunicação é a de uma melhor apropriação dos veículos de comunicação do partido. Ele citou em detalhes os trabalhos que estão sendo realizados com o Portal Vermelho, que em agosto ganhará um novo layout, e a Classe Operária. “Quem quiser conhecer a opinião do PCdoB sobre qualquer assunto é só ir ao Portal Vermelho. Divulgar o portal é uma tarefa de todos, porque se os filiados acessarem o Vermelho estarão bem informados e estarão em dia com as opiniões do partido. Nós temos como foco potencializar, ampliar e consolidar o Vermelho como um grande portal de internet a serviço da luta pelo socialismo, democrática, popular, anti-imperialista e contra o monopólio dos meios de comunicação ”.

Construção da imagem

Em sua explanação, o secretário estadual de Comunicação do PCdoB, Clomar Porto, afirmou que discutir e refletir sobre a comunicação do PCdoB é uma questão extremamente importante "porque estamos lidando com a construção dessa perspectiva transformadora da sociedade que representa o nosso partido". Para ele, o partido tem de ser cada vez mais contemporâneo e atualizado na atividade de comunicação. "Também estamos falando de construir uma nova cultura, superior, humanista e transformadora. Neste sentido, da luta simbólica, cultura e comunicação contra-hegemônicas possuem sentidos intrínsecos."

Usando como metáfora a figura de uma pirâmide para explicar o conceito de comunicação estratégica, o dirigente estadual afirmou que no topo estão as ações de comunicação. Elas devem estar ligadas e traduzir a nossa política. Esta, por sua vez, está ligada na perspectiva estratégica, que é o socialismo e o alicerce da pirâmide é a nossa ideologia. "Penso que nosso maior desafio é emular o crescimento do PCdoB, é falar para milhões. O nosso conteúdo está bem resolvido, é o nosso programa. É o novo projeto nacional de desenvolvimento e a sua plataforma de lutas. Porém, temos que traduzir isso com a melhor forma e linguagem possíveis, utilizando os melhores recursos e técnicas, canais adequados e destinando o investimento necessário."

Para Porto, a identidade do PCdoB reflete uma elaboração política avançada, atual, plenamente sintonizada com os desafios da luta política de classes deste momento. "Já a imagem é como as pessoas nos enxergam. Ela se constitui pela nossa ação, propaganda e atitude pública, mas também por muitas variáveis que não controlamos, como a forte propaganda anticomunista, por isso isso nem sempre a imagem corresponde à identidade. Aqui há um problema para a comunicação: aproximar ao máximo a imagem pública que projetamos da nossa identidade, do que defendemos, da nossa perspectiva estratégica e da nossa ideologia."

O dirigente gaúcho ainda chamou a atenção para a necessidade da preparação do partido para a grande batalha eleitoral de 2012, espaço privilegiado de intenso contato com a sociedade, que é fundamental no acúmulo de forças e consolidação da identidade e imagem do PCdoB como o partido do novo, da transformação social no rumo do socialismo.

O encontro, que ocorreu no auditório da Fecosul (Federação dos Comerciários do RS), contou com a participação de 50 pessoas, entre dirigentes partidários e assessores de comunicação.

De Porto Alegre
Barbara Paiva