Caxias do Sul terá comitê Pró-Extensão da UFRGS

 A extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na Serra será debatida em três audiências públicas. A primeira, será realizada em Caxias do Sul, no dia 23 de setembro. Antes disso, no dia 11 de agosto, será realizado um debate na Câmara de Vereadores de Caxias para formar um Comitê Caxiense Pró-extensão da Ufrgs.

De acordo com o secretário-geral da CTB, Henrique Fermiano da Silva, que representa a entidade na comissão especial, devem participar do comitê caxiense, representantes dos trabalhadores, movimento comunitário, empresariado, e dos poderes Executivo e Legislativo caxienses. “A intenção é reunir o maior número possível de representantes da sociedade”, afirma Henrique.

Durante a reunião realizada na última semana pelo Comitê Regional, foram divulgados os resultados da pesquisa realizada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli (PMDB), Medicina e Agronomia foram os cursos mais citados pelas prefeituras como preferência de oferta. A posição da CTB, porém, é de que os cursos a serem oferecidos na Extensão da Ufrgs estejam ligados a um processo de desenvolvimento regional. “Devem ser cursos ligados à vocação econômica, como Engenharia Mecânica”, exemplifica o secretário-geral, defendendo que a pesquisa seja ampliada, dando oportunidade para a população manifestar a sua opinião.

De acordo com a pesquisa Bento Gonçalves recebeu 10 votos para sediar a extensão. Caxias e Veranópolis empataram com sete votos. A posição do Sindicato dos Metalúrgicos é de que a extensão seja implantada em Caxias do Sul, que foi onde iniciou a luta pela implantação. “O ponta-pé inicial foi dado pela Câmara de Vereadores de Caxias e, nada mais justo que essa iniciativa seja valorizada”, defende o vice-presidente do Sindicato, Leandro Velho. A posição da UFRGS é de que a extensão seja, num primeiro momento, centralizada em um único município. A proposta de estender o núcleo para outras cidades é possível, mas a longo prazo.

Além de Caxias do Sul, ficou definido que serão realizadas audiências Públicas em Bento Gonçalves, no dia 24 de outubro e a última, em Veranópolis, no dia 25 de novembro. Todas elas se iniciam às 18h, porém, o local ainda não foi definido.

Comissão Especial pede apoio do deputado Assis Melo

Durante a primeira reunião do Comitê Pró-Extensão da UFRGS na Serra, também foi formado uma comissão especial para fazer a interlocução com o Ministério da Educação (MEC). A primeira ação desta comissão foi realizada na tarde desta segunda-feira, 25, quando o grupo solicitou ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, deputado federal Assis Melo, e o deputado federal Gilberto Pepe Vargas, que intermediem este debate com o governo federal. “Precisamos o apoio de nossos parlamentares para levarmos essa luta a diante”, pondera o secretário-geral da CTB, Henrique Fermiano da Silva.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região