AMASBI confirma presença em Audiência Pública

Aconteceu nesta quinta (28) em Soledade, reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI), onde a Presidente da Comissão Especial da Câmara de Vereadores, Elisabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB, foi apresentar a proposta objetivando buscar apoio dos Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – AMASBI.

 Além disso, após sua exposição sobre a proposta para a região, convidou os integrantes da AMASBI para participarem da Audiência Pública sobre o Hospital Público Regional, a cargo dos representantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, que será realizada no próximo dia 8 de Agosto na Câmara de Vereadores de Cruz Alta, às 17h.

Na oportunidade, a vereadora Bebeta relatou como está o andamento do processo e da importância de um Hospital Público Regional. “Tanto o Governo Dilma e como o Governo Tarso vêm acentuando muito o propósito de qualificar a saúde, inclusive com a regionalização da saúde, mas o estado como prestador de serviço e o privado servindo apenas de forma complementar, assim iremos qualificar o atendimento do SUS e teremos uma economia nos gastos dos municípios com hospitais privados e transporte para os municípios distantes” disse Bebeta.

Reni Giovanaz, Presidente da AMASBI e Prefeito de Gramado Xavier falou sobre a dificuldade dos municípios da região do Alto do Botucaraí devido à distância dos grandes centros onde estão as principais referências hospitalares. “Os pacientes que buscam a alta e média complexidade devem se deslocar para a região metropolitana, com viagens longas e arriscadas, por isso precisamos de hospitais mais próximos. Além disso, os convênios com hospitais particulares, que muitas vezes as Prefeituras se obrigam a fazer, estão comprometendo o SUS” indagou o prefeito Giovanaz.

Já o Prefeito de Soledade Gelson Renato Cainelli falou sobre a necessidade dos municípios da região, assim como estado e união de estarem unindo forças para qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população. “Do nosso município, a Comissão tem pleno apoio, o Rio Grande do Sul tem déficit em investimento do Governo Federal em Saúde, por isso precisamos nos organizar para alavancar recursos e alinhavar os nossos pensamentos. Cruz Alta é a metade da distância até Porto Alegre, então que se construa esta possibilidade”.

Por fim, os Prefeitos da Região do Alto da Serra do Botucaraí confirmaram presença na Audiência Pública em Cruz Alta.

De Cruz Alta,
Rodrigo Luz