Espanha adianta eleições para novembro
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou nesta sexta (29) a antecipação das eleições gerais para 20 de novembro. A medida visa restabelecer clima de confiança diante da atual conjuntura econômica.
Publicado 29/07/2011 16:02
Rodríguez Zapatero fundamentou sua decisão afirmando que seria mais adequado que o novo governo eleito nas urnas já assumisse todo o exercício relativo a 2012.
Com a data de novas eleições já marcada, o atual governo poderá concluir com relativa tranqüilidade a sua gestão no final do ano, disse o chefe de gabinete espanhol. que renunciou meses atrás a uma possível reeleição.
Rodríguez Zapatero também explicou que até 19 de agosto devem ser aprovadas as leis e reformas que se encontram em fase final de tramitação no parlamento.
Conforme o calendário oficial, as cortes (Parlamento) se dissolveram em 26 de setembro, data em que as eleições serão oficialmente convocadas. No dia 4 de novembro, terá início a campanha eleitoral.
Para o líder conservador do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, a notícioa já estava sendo ansiosamente aguardada por grande parte da população espanhola.
Fonte: Prensa Latina