Sem categoria

No Brasil, Dilma e Cristina inauguram embaixada argentina

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, faz nesta sexta-feira (29) sua primeira visita ao Brasil durante o governo de Dilma Rousseff. O encontro das duas faz parte da agenda bilateral que pretendem manter. É também uma retribuição de Cristina à presidente brasileira que escolheu a Argentina como destino de sua primeira viagem internacional, em janeiro deste ano.

A agenda das presidentes começa com uma reunião privada, seguida de reunião ampliada com a participação de ministros dos dois países, declaração à imprensa e almoço.

O interesse de empresas argentinas em participar das obras para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, deve estar entre os assuntos discutidos pelas chefes de Estado.

Embora vigorem restrições impostas pelo governo da Argentina a uma série de produtos brasileiros, esse não deve ser um tema central de discussão entre as duas, de acordo com o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota.

O governo brasileiro prefere que as negociações sobre o assunto sejam conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e o Ministério da Indústria, da Argentina. O encontro será também uma oportunidade para avaliar o que foi desenvolvido em áreas de cooperação entre os países nesses sete meses do governo da presidente Dilma.

Durante a visita de Dilma à Argentina, em janeiro, as duas líderes reafirmaram a proximidade entre os países e falaram em crescimento aliado à inclusão social dos povos dos países latino-americanos.

Agenda bilateral

Após cumprir a agenda de compromissos com a presidente Dilma, Cristina Kirchner irá inaugurar a nova sede da embaixada da Argentina em Brasília. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do evento.

Segundo a assessoria de Lula, o convite foi feito pela presidente argentina, como homenagem ao trabalho feito por ele e pelo ex-presidente Néstor Kirchner no fortalecimento das relações bilaterais.

Também na sexta, antes de participar da inauguração da embaixada, Lula vai ministrar uma palestra na Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.

Durante a visita, também será criado o Conselho Empresarial Brasil-Argentina, planejado pelas presidentes quando Dilma esteve em Buenos Aires.

"O Conselho tem o propósito de aproximar as comunidades de negócios dos dois países para discutir questões de interesse mútuo, como competitividade, desenvolvimento científico e tecnológico e estratégias comuns de inserção nos mercados internacionais", explicou o Ministério de Relações Exteriores (MRE) brasileiro por meio de nota oficial.

Dilma e Cristina firmaram 14 acordos de integração nas áreas econômica, científica, nuclear e geopolítica durante a primeira visita da mandatária brasileira à Argentina.

Segundo dados do MRE, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, sendo que no ano passado, o intercâmbio entre os países chegou a cerca de US$ 33 bilhões. Calcula-se que no primeiro semestre de 2011, o volume do comércio tenha crescido 27% se comparado ao mesmo período de 2010.

Herdeira política do marido, Néstor Kirchner, que governou a Argentina de 2003 a 2007 e morreu no ano passado, Cristina Kirchner é candidata à reeleição no pleito que ocorre no dia 23 de outubro. Um total de oito candidatos concorrem à Presidência da Argentina.

Da Redação com informações de agências