Sem categoria

PCdoB saúda 90 anos do Partido Comunista Sul Africano

O PCdoB divulgou nesta quinta-feira (27) uma nota de saudação ao South African Communist Party (SACP) pelos seus 90 anos de existência. O texto ressalta que a história do Partido está ligada à própria história da luta do povo sul-africano por sua libertação e independência.

“É longa a lista de mártires revolucionários do SACP caídos em combate na luta pela liberdade da Africa do Sul. Também se registra, ontem e hoje, a contribuição do SACP pela libertação nacional do continente africano, ao qual, nos brasileiros, somos tributários pela formação de nosso povo”.

A nota fala ainda participação do Partido Comunista do Brasil nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Ele ressalta a luta do PCdoB pelo progresso da tendência avançada no Brasil. O documento é assinado pelo presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e pelo secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemao Abreu.

Leia abaixo a íntegra do texto:

São Paulo, 27 de julho de 2011

Ao South African Communist Party – SACP

Estimados camaradas,

Em nome do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, saudamos com entusiasmo o transcurso dos 90 anos do South African Communist Party – SACP. Ao completar nove décadas, vosso Partido se encontra fortalecido entre as massas, coeso organicamente e firme nas convicções de luta por um rumo socialista para a Revolução Democrática Nacional na África do Sul.

A história de vosso Partido se confunde com a história da luta do povo sul-africano por sua libertação e independência. É longa a lista de mártires revolucionários do SACP caídos em combate na luta pela liberdade da Africa do Sul. Também se registra, ontem e hoje, a contribuição do SACP pela libertação nacional do continente africano, ao qual, nos brasileiros, somos tributários pela formação de nosso povo.

Nesse momento, sob a aliança tripartite, entre o ANC, a Cosatu e vosso Partido, se trava a luta por avançar nesta causa da libertação nacional e do socialismo. Assim, nosso Partido observa com atenção o desenvolvimento de vosso Partido. O fato de atuarmos em condições relativamente próximas – governos frentistas de país capitalista de desenvolvimento médio – e de possuirmos visões bastante próximas sobre as características da luta pelo socialismo nas condições atuais, faz com que o SACP e o PCdoB busquem aprofundar sua amizade, estreitar os laços de desenvolver um programa de trabalho comum.

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB – trava combate, nas atuais condições brasileiras, pelo avanço da tendência avançada em nosso país, num contexto de um terceiro governo de amplas forcas políticas e sociais que vão do centro a esquerda.

Participando do governo da presidente Dilma Rousseff, temos defendido com firmeza o avanço da integração sul e latino-americana e da parceria de nosso país com a Africa. No plano nacional, a luta é por aprofundar a democracia, defender a soberania e a economia nacional, e buscar o desenvolvimento econômico e social. Para isso, nosso Partido estimula o fortalecimento do movimento social e dos trabalhadores e seu próprio fortalecimento, visando avançar na luta pelo socialismo com feições brasileiras.

Nesse momento histórico, em que se cumprem os noventa anos do surgimento do South African Communist Party – SACP, nosso Partido, também as vésperas de completar seus noventa anos, se congratula com toda a direção do Partido irmão, com seus militantes, e com os trabalhadores e o povo da Africa do Sul, que muito se orgulham dessa sua organização de vanguarda, destacamento avançado na luta pela libertação nacional e o socialismo.
Saudações fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional

Ricardo Alemao Abreu
Secretario de Relações Internacionais